Paróquia de Olhão retoma Procissão do Corpo de Deus no dia 26 de maio

O regresso do feriado do Corpo de Deus marca também o regresso da Procissão do Corpo de Deus às ruas […]

Corpo de DeusO regresso do feriado do Corpo de Deus marca também o regresso da Procissão do Corpo de Deus às ruas da cidade de Olhão. Pelas 17h30 de dia 26 de maio, o Santíssimo Sacramento, que, para os católicos, é o sinal visível da presença do próprio Deus, irá percorrer a Avenida da República, uma das principais artérias da cidade.

A Solenidade de Corpo de Deus é uma das principais do calendário litúrgico católico e, para a Igreja, celebra o amor de Deus em Jesus Cristo que, antes de morrer, quis ficar com os fiéis na hóstia consagrada.

Surgindo no século XIII, esta festa decorre da necessidade de se prestar culto solene à Eucaristia, para além de Quinta-feira Santa, onde a dor da morte de Cristo no dia seguinte já se manifesta.

Ao longo dos anos, a festividade foi ganhando relevância no calendário litúrgico e na devoção dos fiéis, surgindo a Procissão do Corpo de Deus, na sequência da celebração eucarística e da adoração. É esta Procissão que, este ano, e após um interregno de quase 20 anos, é retomada pela Paróquia de Olhão.

O programa de celebrações para esta Solenidade consiste da Celebração da Eucaristia, pelas 11h00, seguida de adoração pessoal e comunitária.

Às 17h00, será cantada a Hora Litúrgica de Vésperas e, cerca das 17h30, sairá a Procissão da Igreja Matriz, percorrendo a Praça da Restauração e a Avenida da República, nos sentidos ascendente e descendente, regressando à Igreja Matriz, onde será dada a Bênção Solene com o Santíssimo Sacramento, por volta das 19h00.

Comentários

pub