“Paisagens Culturais e Dieta Mediterrânica” são tema de seminário em Tavira

Tavira vai receber, no dia 18 de Maio, um seminário sobre “Paisagens Culturais e Dieta Mediterrânica” entre as 9h00 e […]

DIM_cartaz_finalTavira vai receber, no dia 18 de Maio, um seminário sobre “Paisagens Culturais e Dieta Mediterrânica” entre as 9h00 e as 18h00. A iniciativa, que se realiza no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, vai decorrer no auditório da Associação dos Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento do Algarve (junto ao Centro de Saúde).

«A importância da preservação das paisagens culturais com muitos séculos para a identidade e a economia do Algarve e do País» levou o Museu Municipal de Tavira e a Câmara Municipal a organizar este seminário que vai contar com a presença das principais instituições da Região, investigadores e docentes universitários, especialistas da paisagem e conservação da natureza, técnicos agrícolas e do ordenamento, museólogos, gestores culturais, associações de defesa do património e do ambiente.

«As paisagens culturais de acordo com a UNESCO são “bens culturais” que representam “obras conjugadas do homem e da natureza” (artigo 1º da Convenção do Património Mundial, Cultural e Natural) resultam de séculos de história, são um valor estético, patrimonial e turístico, como provam os sucessos das inscrições pela UNESCO do Douro Vinhateiro, Sintra ou da Ilha do Pico», explica a autarquia.

Tavira, comunidade representativa da “Dieta Mediterrânica” em Portugal, inscrita como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, «tem especiais responsabilidades decorrentes do Plano de Salvaguarda aprovado e assumido pelo Estado Português com implicações jurídicas», acrescenta a Câmara de Tavira.

«A dieta mediterrânica é um estilo de vida milenar, padrão alimentar de excelência, modelo cultural e produtivo. A dieta mediterrânica expressa-se nas suas paisagens culturais que também garantem a sustentabilidade dos territórios e a transmissão dos valores imateriais e materiais às próximas gerações», conclui o Município tavirense.

Comentários

pub