OPTO já abriu para mostrar caminhos do seu futuro aos jovens estudantes algarvios (com fotos)

Um número recorde de 70 expositores, entre universidades públicas e privadas, institutos superiores, politécnicos, escolas de hotelaria e profissionais, centros […]

Opto_Albufeira_17Um número recorde de 70 expositores, entre universidades públicas e privadas, institutos superiores, politécnicos, escolas de hotelaria e profissionais, centros de formação e empresas, dão corpo ao OPTO- IV Fórum de Educação e Formação do Algarve, que decorre até sexta-feira, dia 6 de Maio, no Pavilhão Desportivo de Albufeira.

Na abertura, que teve lugar ontem à tarde, o secretário de Estado da Educação disse ao Sul Informação estar «muito bem impressionado com a feira e com a sua capacidade de mobilização».

Para o secretário de Estado João Costa, além dos jovens que estão a acabar o ensino secundário e que precisam de saber o que podem fazer e estudar no futuro, «há que chamar também para esta iniciativa os jovens que deixaram de estudar e que não estão nem em formação, nem em estágio, de forma a mostrar-lhes as muitas opções que têm e que continuamos a apostar neles».

O governante elogiou ainda o trabalho da Câmara de Albufeira na organização do OPTO, salientando que «as autarquias conhecem bem a sua rede de escolas e as necessidades da sua população jovem, pelo que é quase um dever das autarquias e do próprio Ministério da Educação promover este tipo de eventos».

Jazz com Hugo Alves e o seu combo
Jazz com Hugo Alves e o seu combo

Mas estas iniciativas são úteis não só para os jovens, como para a própria população ativa, defendeu. «São instrumentos essenciais para trabalharmos de forma mais profunda as questões da empregabilidade e da educação», concluiu o secretário de Estado da Educação.

Na sua visita ao certame, João Costa foi acompanhado pelo anfitrião Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira, e ainda pelos delegados regionais do IEFP, Madalena Feu, e de Educação, Francisco Marques.

Durante três dias, os jovens têm acesso à divulgação de ofertas de formação profissional de ensino secundário e superior, disponibilizadas por mais de 70 expositores.

O programa inclui provas gastronómicas, apresentação de cocktails, workshops, conferências, demonstração de diversas profissões e propostas de animação, a maior parte protagonizadas por alunos de várias escolas do Algarve e de outras regiões do País.

Entre as atividades permanentes, destaque para o simulador de voo, serigrafia, robótica, fotografia, escalada, batismo de mergulho, cavalos, multimédia ou atividades laboratoriais.

Os visitantes do OPTO terão descontos especiais para viagens em grupo nos comboios CP com partida ou chegada a Albufeira, em todas as linhas, e transporte gratuito nos autocarros urbanos GIRO que circulam no concelho.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

Comentários

pub