Lojas, casas e estradas inundadas em Faro, mas não houve vítimas (com fotos e vídeo)

A chuva forte que caiu a partir do final da manhã em Faro inundou lojas e casas na Baixa de […]


A chuva forte que caiu a partir do final da manhã em Faro
inundou lojas e casas na Baixa de Faro e estradas um pouco por todo o concelho, mas não houve feridos, nem desalojados. Ao todo, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) registou 35 ocorrências que mobilizaram 30 veículos e 84 operacionais.

«Neste momento está em fase final de resolução. Já não há pedidos pendentes de ajuda», adiantou o 2º comandante operacional distrital Abel Gomes ao Sul Informação.

Segundo a mesma fonte, a zona mais complicada «foi a Baixa de Faro, onde houve inundações em casas, lojas e na via pública. Houve uma pequena derrocada num imóvel [Rua Cruz das Mestras] que funcionava como armazém, mas que não provocou feridos».

Houve ainda, no concelho de Faro, «estradas inundadas temporariamente», como na zona do Chelote e da Conceição de Faro, como é possível ver no vídeo abaixo.

A forte trovada também causou cortes de eletricidade em Faro, o que levou ao não funcionamento de semáforos, como os que estão localizados no Patacão, na EN125.

Em nota enviada às redações, a Câmara de Faro explica que «a precipitação começou a fazer sentir-se com intensidade a partir das 13h00 caindo ininterruptamente durante parte da tarde, coincidindo com o período de preia mar (Maré cheia), que se registou às 14h26 e que veio dificultar o escoamento das águas pluviais».

A autarquia diz que, para além das casas, lojas e armazéns, também equipamentos públicos e municipais como o parque de estacionamento do Largo de São Francisco e Teatro das Figuras foram afetados.

O concelho de Faro estava desde ontem em Alerta Amarelo devido à precisão de fortes chuvas, «pelo que se encontravam no terreno meios que revelaram ser suficientes para a exigência das operações», refere a Câmara.

Por fim, o Município apela «à prudência de todos os munícipes, no sentido de circularem na via pública com toda a cautela, de modo a evitarmos lamentáveis acidentes» e lembra que «o vento e a chuva deverão manter-se fortes nos próximos dias».

(Atualizado às 18h52 com informações da CM Faro)

 

Vídeo cedido por Pedro Duarte

Comentários

pub