Lagos adere a pacto para reduzir emissões de gases com efeito de estufa

Lagos vai aderir ao Pacto de Autarcas para o Clima e Energia, que prevê que a cidade reduza as emissões […]

Lagos_1Lagos vai aderir ao Pacto de Autarcas para o Clima e Energia, que prevê que a cidade reduza as emissões de gases com efeito de estufa em 20% até 2020. A decisão foi tomada por unanimidade na reunião de Câmara de 18 de Maio.

O Município explica que o «Pacto dos Autarcas é uma iniciativa da Comissão Europeia promovida pela Agência Europeia para a Competitividade e Inovação, que estabelece o compromisso das cidades signatárias reduzirem em, pelo menos, 20% as emissões de gases com efeito de estufa nos seus territórios até 2020, tal como é referido no Pacote de Medidas da União Europeia sobre o Clima e as Energias Renováveis».

A adesão, que foi recomendada pela Assembleia Municipal em Março de 2015, «comporta igualmente vantagens em termos de financiamentos comunitários, uma vez que o próximo quadro comunitário de apoio contempla um eixo que valoriza a questão da eficiência energética», explica a autarquia.

Em 15 de Outubro de 2015 foi lançado, pela Comissão Europeia, o novo Pacto de Autarcas que integra também a vertente do Clima, passando a designar-se Pacto de Autarcas para o Clima e Energia, e reúne milhares de autoridades locais e regionais que voluntariamente se empenham na implementação dos objetivos relacionados com o clima e a energia da UE nos respetivos territórios.

Os novos signatários do Pacto comprometem-se a reduzir as emissões de CO2 em pelo menos 40 % até 2030, e a adotar uma abordagem integrada para lidar com a mitigação, adaptação às alterações climáticas e acesso a energia segura e sustentável.

O Município de Lagos «compromete-se também a apresentar um relatório de aplicação do Plano de Ação, e a organizar Dias da Energia ou Dias do Pacto Municipal, em cooperação com a Comissão Europeia e outras partes interessadas, permitindo aos cidadãos beneficiar diretamente das oportunidades e vantagens resultantes da utilização mais inteligente da energia».

Comentários

pub