Lagoa adere a projeto internacional para promoção da igualdade de género

A Câmara de Lagoa é um dos parceiros de um projeto internacional que visa promover a igualdade de oportunidades, independentemente […]

Local Gender EqualityA Câmara de Lagoa é um dos parceiros de um projeto internacional que visa promover a igualdade de oportunidades, independentemente do género. O município algarvio é um dos cinco a nível nacional envolvido na iniciativa «Local Gender Equality», que está ser desenvolvido, em Portugal, pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Este projeto conta como parceiro internacional com o Centre for Gender Research da Universidade de Oslo, da Noruega, «país modelo em termos de igualdade de género». O seu principal objetivo é «contribuir para uma outra forma de fazer política ao nível local, que integre a igualdade de género em todas as áreas e domínios da intervenção política e pública, o designado mainstreaming da igualdade de género», segundo a Câmara de Lagoa.

«As desigualdades entre os sexos, em todas as esferas, estão na génese das disparidades económicas e sociais que caraterizam sociedades injustas e desequilibradas, pelo que as estruturas locais desempenham um papel essencial na redução dessas desigualdades, pela sua relação de proximidade com as populações que servem», acrescenta a autarquia.

Mais do que demonstrar uma intenção, o município algarvio vai promover iniciativas de promoção da igualdade de género. No dia 25 de Maio, a Câmara de Lagoa dinamizará duas ações de sensibilização, dirigidas aos agentes locais na área da Cultura, Desporto, Juventude e Lazer.

A 6 e 7 de Junho decorre o Curso de Formação «Integração da Perspetiva da Igualdade entre Mulheres e Homens na Ação Municipal», destinado aos técnicos da autarquia.

Nesta ação, que se repetirá nos outros quatro municípios que aderiram ao projeto (Ferreira do Alentejo, Mangualde, Pombal e Póvoa do Lanhoso), serão abordados variados temas, nomeadamente: Estereótipos de Género e Políticas Públicas, Educação, Emprego, Gestão de Pessoas, Formação e Violência no Trabalho, Saúde e Ação Social, Cultura, Desporto e Juventude, Urbanismo e Mobilidade e Segurança.

A inscrição é gratuita e os interessados poderão optar por frequentar os dois dias de ação, ou escolher assistir apenas a um dos dias, «consoante a área de interesse ou atuação de cada participante». A inscrição deve ser feita online até ao dia 30 de Maio.

«Com este projeto pretende-se reforçar competências técnicas e de liderança ao nível do diagnóstico, implementação, monitorização e avaliação da integração da perspetiva da igualdade de género na ação municipal, dando a conhecer metodologias e instrumentos desenvolvidos no seu âmbito», segundo a Câmara de Lagoa.

E já há trabalho feito, para o qual Lagoa também contribuiu. O município algarvio fez-se representar por sete técnicos de diferentes áreas nas oficinas de trabalho que decorreram em Coimbra, a 30 de Março e 1 de Abril, das quais saíram guiões práticos para a igualdade de géneros.

«Estes instrumentos permitirão uma avaliação do trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Lagoa e serão um importante apoio ao diagnóstico da ação local que implementará a continuidade de trabalhos nesta área, esperando-se quer um impacto interno, na estrutura municipal, quer externo, junto da comunidade», concluiu a Câmara de Lagoa.

Comentários

pub