Jovens acordeonistas algarvios brilham em prova nacional e internacional

Os jovens acordeonistas da Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve conquistaram seis primeiros prémios, dois segundos prémios e […]

Alunos do Prof Nelson Conceição
Alunos de Nelson Conceição

Os jovens acordeonistas da Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve conquistaram seis primeiros prémios, dois segundos prémios e dois terceiros prémios, no 21º Troféu Nacional e 2º Concurso Internacional de Acordeão, que decorreu de 13 a 15 de Maio, na cidade de Alcobaça.

Esta prova, integrada na 2ª Semana Internacional de Acordeão, é considerada a mais importante competição do país nesta área musical, e participaram nela jovens de Portugal, Rússia e Espanha.

Dos cerca de 40 participantes em prov,a distribuídos pelas várias categorias, oito deles são algarvios, alunos do professor João Pereira, de Castro Marim, e do professor Nelson Conceição, de Bordeira (Santa Bárbara de Nexe – Faro).

Hugo Madeira, aluno de João Pereira
Hugo Madeira, aluno de João Pereira

Hugo Madeira, de 8 anos, natural de Altura, Castro Marim, conquistou o 1º lugar no Troféu Nacional de Acordeão e no Concurso Internacional de Acordeão, na categoria Iniciado, sendo que, na mesma categoria, Miguel Coelho, natural de Messines, ficou no 2º lugar no Troféu Nacional e no 3º lugar no Concurso Internacional.

Na categoria Duo A, o duo composto por Carina Duarte, de 12 anos, de Quarteira, e Hugo Afonso, de 12 anos, de Almancil, também arrecadaram o primeiro posto, quer no Troféu Nacional, quer no Concurso Internacional.

A mesma proeza foi alcançada na categoria Duo B, por Pedro Palma, de 15 anos, de Loulé, e Tiago Silva, de 17 anos, de Santa Bárbara de Nexe.

Na categoria Infantil, Carina Duarte ficou em 4º lugar, quer no Troféu Nacional, quer no Concurso Internacional, e o mesmo resultado foi obtido por Hugo Afonso.

O louletano João Palma, de 15 anos, na categoria Juvenil Varieté, conquistou o 2º posto no Troféu Nacional e o 3º no Concurso Internacional.

Já Mariana Coelho, de 13 anos, de Olhos d’Água, Albufeira, na categoria Livre Solista B, conquistou a 4ª posição em ambos os troféus.

O júri destas provas, organizadas pela ASACORD (Associação de Acordeão de Portugal), foi composto por representantes da França, Itália, Bósnia, Espanha, Portugal, Rússia e China.

Comentários

pub