Investigadores da UAlg que estudam surf em Aljezur querem colaboração das escolas e dos agentes económicos

O estudo sobre a sustentabilidade da prática do turismo de surf no município de Aljezur, que está a ser dirigido […]

surf na ArrifanaO estudo sobre a sustentabilidade da prática do turismo de surf no município de Aljezur, que está a ser dirigido por uma equipa de investigadores da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, no âmbito de uma parceria estabelecida entre o município e aquela entidade pública, já está a avançar no terreno.

Será assim que, no próximo dia 20 de Maio, terá lugar em Aljezur uma sessão dirigida às entidades públicas e institucionais e às Escolas de Surf que operam no concelho.

Tendo em conta a «importância que este estudo representa para a Câmara de Aljezur e para o avanço da investigação sobre o turismo numa região com oportunidades únicas para o aproveitamento do grande potencial turístico do Surf», a autarquia apela «ao interesse e envolvimento dos intervenientes nesta área, agradecendo a disponibilidade de todos para o melhor sucesso deste estudo».

A sessão terá lugar na sexta-feira, na sala polivalente do Pavilhão Desportivo (Complexo Desportivo de Aljezur) e dividir-se-á em duas reuniões: das 14 às 15 horas destinadas a entidades públicas e oficiais, das 15 às 16 horas para as Escolas de Surf.

A realização de um estudo sobre as potencialidades e a sustentabilidade do turismo ligado ao surf no concelho foi pedida pelo presidente da Câmara José Amarelinho ao reitor da UAlg, quando este visitou Aljezur, em Maio de 2014.

«O surf afirmou-se, é uma realidade muito forte na economia de Aljezur, mas há ameaças, há problemas, há oportunidades que não estão devidamente estudadas e avaliadas», disse então o autarca José Amarelinho, numa paragem da comitiva reitoral junto à praia de Odeceixe.

O edil de Aljezur explicou que um «estudo aprofundado» sobre o surf e tudo o que gira à volta dele servirá para «perceber este importante mercado», mas, sobretudo, «para podermos ser mais assertivos na nossa estratégia para o surf».

O estudo agora em curso, sob a responsabilidade de uma equipa de investigadores da ESGHT da UAlg, irá permitir estabelecer os termos de referência para identificação do produto turístico surf no Município, bem como caracterizar o perfil do turista e a matriz das empresas que atuam em cadeia no setor, que posicionem e potenciem o valor do surf em Aljezur, organizando as respostas dos responsáveis autárquicos e outros, no domínio da regulação e cooperação estreita entre todos os agentes.

Levará também à construção de instrumentos de gestão sustentáveis, que permitam um acompanhamento, monitorização e controlo do produto turístico surf no Município, e ainda a propor um modelo estratégico, composto por um conjunto de orientações, diretrizes estratégicas, genéricas e específicas, que farão parte do estudo final a ser apresentado publicamente.

A autarquia salienta que este trabalho «permitirá uma eficiente caracterização do Surf no nosso Município, enquanto produto turístico ordenado, competitivo e sustentável».

Comentários

pub