Infografia: Álcool é a causa de um quarto dos crimes no Algarve

Em cada quatro crimes cometidos no Algarve, um é de condução com álcool. Esta é uma das conclusões que se […]

soprar_balaoEm cada quatro crimes cometidos no Algarve, um é de condução com álcool. Esta é uma das conclusões que se podem retirar dos revelados pelo Ministério Público de Faro, relativos à atividade criminal na região durante o primeiro trimestre de 2016.

Em segundo lugar na lista dos crimes mais cometidos surge o de condução sem carta e, na terceira posição, o de ofensa à integridade física. O furto surge na quarta posição e o crime de desobediência é o quinto mais cometido na região. No total, estes cinco crimes representam cerca de metade dos delitos registados pelo Ministério Público no Algarve.

Nos primeiros três meses do ano, foram registados pelo Ministério Público cerca de 6000 inquéritos, que resultaram em 1300 acusações. No entanto, o total de crimes ascende a cerca de 2 mil, uma vez que cerca de 600 processos não foram a julgamento, apesar de «existirem suficientes indícios de crime», «mediante a imposição de certas condições ao arguido».

Faro (20%), Portimão (19%), Albufeira (15%) e Loulé (15%) são as comarcas com mais inquéritos registados, mas a nível de acusações deduzidas a ordem difere e Albufeira ocupa o primeiro lugar com 23%.

De Janeiro a Março realizaram-se aproximadamente duas mil audiências de julgamento criminais no Algarve e foram proferidas 700 sentenças, sendo que apenas 19% foram de absolvição.

A maior parte dos crimes foi registada pela GNR. A PSP registou cerca de um quarto e o próprio Ministério Público registou perto de 18%.

Veja na infografia os dados divulgados:

Comentários

pub