Hospital de Portimão acolhe debate sobre stress laboral e assédio moral

O stress laboral e o assédio moral em ambiente de trabalho, as suas consequências e como se podem prevenir, vão […]

hospital de Portimão5O stress laboral e o assédio moral em ambiente de trabalho, as suas consequências e como se podem prevenir, vão ser tema de um debate que decorrerá no auditório do Hospital de Portimão, esta quinta-feira, às 14 horas.

A iniciativa é organizada Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, que esperam encontrar, em conjunto, «estratégias organizacionais e individuais a serem implementadas, a fim de criar um ambiente favorável à prática, que ofereça um local de trabalho seguro e saudável, contribuindo igualmente para uma maior produtividade e melhor prestação de cuidados aos utentes».

A sessão irá contar com a presença do Enfermeiro Director do Centro Hospitalar do Algarve, e representantes da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, da Autoridade para as Condições de Trabalho e da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens/CGTP-IN.

«Estudos recentes apontam para mais de 850 mil trabalhadores já terem sido alvo de assédio moral e cerca de 59% sofre de stress laboral e com tendência crescente nos últimos anos. Naturalmente que esta realidade não pode ser dissociada da degradação das condições sócio-económicas, a par da escassez de recursos provocadas pelos cortes, também no sector da Saúde», enquadram os organizadores do evento.

A escolha de uma unidade hospitalar para debater este tema é jutificada pelos sindicatos com a constatação que «os trabalhadores e trabalhadoras do Centro Hospitalar do Algarve estão também sujeitos ao assédio e ao stress, sobretudo por pertencerem à área da Saúde».

Comentários

pub