Governo anuncia realização de dragagens no canal e barra da Fuzeta

A ministra do Mar e o secretário de Estado das Pescas anunciaram, em resposta a uma questão colocada pelo deputado […]

Fuseta2A ministra do Mar e o secretário de Estado das Pescas anunciaram, em resposta a uma questão colocada pelo deputado algarvio José Carlos Barros, que a Fuzeta é um dos portos de pesca para os quais está prevista a realização de dragagens. A pergunta foi feita durante a audiência na Comissão de Agricultura e Mar, que teve lugar esta semana na Assembleia da República.

A obra será da responsabilidade da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa e encontra-se na fase de lançamento de concurso público.

A ministra Ana Paula Vitorino começou por fazer uma referência genérica a várias ações de dragagem e desassoreamento que está previsto serem realizadas durante este ano em vários portos de pesca do País, referindo também genericamente obras no Algarve.

Perante a questão do parlamentar algarvio, sobre quais as intervenções que avançariam em concreto, no Algarve, acabou por ser José Apolinário, secretário de Estado das Pescas, a responder que estava ser preparado o concurso público para a realização de dragagens na Fuzeta e que estas «têm a ver com um projeto Polis».

José Carlos BarrosEm declarações ao Sul Informação, o deputado José Carlos Barros, eleito pelo PSD, salientou a importância deste anúncio, «dada a relevância dos problemas (que são históricos…) relacionados com o assoreamento da barra e do canal de navegação, tanto do ponto de vista da segurança na passagem da barra como do próprio exercício da atividade por parte da comunidade piscatória local» e ainda «atendendo à controvérsia (política, mas sobretudo técnica) que nos últimos largos anos tem havido relativamente à fixação da barra e à localização preferencial da barra».

O Plano de Dragagens que tem vindo a ser concretizado na Ria Formosa pela Sociedade Polis, num montante da ordem dos 7,5 milhões de euros, tem enquadramento financeiro no quadro comunitário do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

 

Questão sobre dragagens nos portos de pesca do Algarve colocada pelo deputado José Carlos Barros:

Comentários

pub