Ferragudo promove concurso de Maios

A Junta de Freguesia de Ferragudo e a Casa do Real Compromisso Marítimo de Ferragudo estão a promover um concurso […]

Cartaz Final Os maios (1)A Junta de Freguesia de Ferragudo e a Casa do Real Compromisso Marítimo de Ferragudo estão a promover um concurso de “Maios”. As inscrições devem ser feitas até ao dia 9 de Maio, sendo que os “bonecos” devem ser entregues até ao dia 13.

Nesta iniciativa, podem participar todas as pessoas de qualquer idade, que residam no concelho de Lagoa.

Os Maios são uma tradição do dia 1 de Maio e são bonecos de pano, do tamanho dos humanos, que saem à rua em algumas zonas do país, sendo que, no Algarve, assumem contornos de crítica política e social.

A Junta de Freguesia explica que «as pessoas que os confecionam colocam-nos logo ao nascer do sol à porta ou à beira da estrada, durante este dia. A crítica social e política está sempre presente nesta tradição dos Maios. Um tom de crítica que já vem do tempo da Ditadura e que foi reavivado há pouco menos de três décadas, uma vez que, ao povo, nunca falta alvos para as suas críticas».

Os Maios a concurso devem ser entregues na Casa do Real Compromisso Marítimo de Ferragudo e ficarão em exposição até dia 25 de Maio. No último dia da exposição, serão escolhidos os três premiados, numa votação mista entre os visitantes e júri constituído.

Comentários

pub