Espécie rara de borboleta encontrada na Estação de Biodiversidade da Ribeira de Quarteira

Uma espécie rara de borboleta – a Euchloe tagis – foi encontrada na Estação da Biodiversidade da Ribeira de Quarteira […]

Euchloe tagisUma espécie rara de borboleta – a Euchloe tagis – foi encontrada na Estação da Biodiversidade da Ribeira de Quarteira (EBIO), na freguesia de Paderne, pela equipa responsável pelo projeto. A notícia foi revelada na inauguração daquela EBIO.

A partir de agora o concelho de Albufeira passa a integrar a Rede Nacional de Estações de Biodiversidade, estruturas que têm por objetivo aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade nacional, com vista à valorização do património natural, promovendo a participação dos cidadãos na inventariação e monitorização da fauna e da flora locais.

A cerimónia de inauguração contou com a participação de uma turma de crianças do 1º ano da Escola Básica nº 1 de Fontainhas. Seguiu-se uma visita guiada ao longo de um percurso pedestre de rara beleza e extrema importância a nível da diversidade ambiental.

O programa começou junto ao Açude do Castelo, com os habituais discursos e explicações técnicas acerca do projeto. Desta vez, o público era sobretudo infantil. Apesar de irrequietas, como é normal nesta idade, as crianças estavam atentas e dispostas a responder às perguntas dirigidos pelos adultos.

Por isso, durante a sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira interpelou constantemente os mais pequeninos, utilizando um discurso pedagógico.

Carlos Silva e Sousa chamou a atenção para a beleza paisagística do local, bem como para o património cultural que o rodeia, nomeadamente o Castelo de Paderne e o Açude, que qualificou como “uma riqueza patrimonial e ambiental, que a partir de agora todos podemos desfrutar, de forma responsável, em passeios com a família e os amigos, não esquecendo que é fundamental saber preservar e valorizar”.

 

Estação de Biodiversidade da Ribeira de Quarteira

Destacou, igualmente, a enorme diversidade da flora e da fauna, bem como a excelente conservação da ribeira, que contribuíram para a classificação do local na Rede Natura 2000. O autarca frisou que a abertura da EBIO de Quarteira pretende, além da fruição do espaço por parte de todas as pessoas, assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade, que se comemora anualmente a 22 de maio.

Ana Vidigal, vereadora com o pelouro do Ambiente, foi quem anunciou a descoberta da borboleta da espécie Euchloe tagis, feliz, não só pela descoberta em si, mas também pelo facto de esta ter sido a espécie escolhida pelo Centro de Conservação das Borboletas de Portugal (Tagis) para símbolo da instituição.

A EBIO da Ribeira de Quarteira é uma das cinco estações a nível regional, num total de 26 de norte a sul do país, disse.

A vereadora destacou, ainda, a importância desta inauguração simbólica contar com a presença de uma turma de alunos da EB 1 de Fontainhas, uma vez que ao longo do ano letivo a Divisão de Ambiente, Higiene Urbana e Espaços Verdes do Município desenvolve um trabalho de informação e sensibilização com as escolas do concelho no âmbito da temática “Percurso de Interpretação Ambiental – Sítio de Quarteira”.

Ana Vidigal exortou as crianças a convidarem pais, familiares e amigos a visitarem a EBIO da Ribeira de Quarteira, não esquecendo que durante o passeio devem “ripar” a biodiversidade: registar através de fotografia, identificar as espécies e depois partilhar através da plataforma www.biodiversity4all.org.

 

Inauguração Estação de Biodiversidade da Ribeira de Quarteira_6

A iniciativa contou igualmente com as presenças do vereador Rogério Neto, do presidente da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, Hélder Sousa, de Eva Monteiro, da Tagis, de Renata Santos, do Museu de História Natural e da Ciência, e de técnicos da Câmara Municipal de Albufeira.

 

Comentários

pub