Em Mértola “A Minha Escola Tem um Museu”

O Museu de Mértola vai assinalar o Dia Internacional dos Museus, celebrado a 18 de maio, com atividades no núcleo […]

cartaz_2016_CORELDRAWO Museu de Mértola vai assinalar o Dia Internacional dos Museus, celebrado a 18 de maio, com atividades no núcleo museológico da Ermida e Necrópole de S. Sebastião, situada na EB 2,3 ES de Mértola. Com o lema “A minha Escola Tem um Museu”, a escola e o museu «abrem as suas portas à comunidade».

As ações decorrem das 10h00 às 17h00 e incluem visitas orientadas ao local, apresentação de materiais educativos e das ações do Museu de Mértola destinadas à comunidade escolar.

A Câmara de Mértola explica que «no pátio da escola foi escavada e musealizada a parte mais significativa de uma grande necrópole romana e tardo-romana, sobre a qual se implantou no século XVI uma pequena capela dedicada a S. Sebastião».

O cemitério, escavado na rocha, é visitável através de um passadiço metálico e ostenta um painel indicativo. A ermida, completamente reconstruída, numa operação pedagógica, com a ajuda dos alunos de arqueologia da Escola Bento de Jesus Caraça, abriga um pequeno museu de sítio onde, entre outros artefactos, pode ser admirada uma medalha-crismon do século V, em ouro, encontrada na sepultura de uma criança.

A autarquia convida os «alunos, pessoal docente e não docente e pais e encarregados de educação a visitar este núcleo museológico e a conhecer o trabalho desenvolvido pelo Museu de Mértola».

Comentários

pub