Dia Mundial do Ambiente celebrado com festa na Ribeira do Cadoiço

A Câmara Municipal de Loulé, juntamente com a Associação Almargem, promove, no próximo fim de semana de 4 e 5 […]

Cadoiço em FestaA Câmara Municipal de Loulé, juntamente com a Associação Almargem, promove, no próximo fim de semana de 4 e 5 de Junho, o evento “Cadoiço em Festa”, no âmbito das celebrações do Dia Mundial do Ambiente. A festa destina-se a «dar a conhecer e sensibilizar a população para a importância desta Ribeira, que faz parte do património natural da cidade de Loulé».

Este programa de dois dias de intensas atividades ambientais arranca no sábado, 4 de Junho, com o debate “As potencialidades da Ribeira do Cadoiço”, na Biblioteca Municipal de Loulé, das 17h00 às 19h30.

Também no dia 4, a organização promove uma atividade noturna, com uma saída de observação de animais noctívagos junto à Ribeira, das 21h00 às 23h00. Os participantes deverão levar lanterna.

Já no domingo, 5, o dia é marcado por diversas atividades de natureza: passeio para observação e identificação de aves, passeio de identificação da flora, percurso geológico “Cadoiço muito mais do que uma ribeira”, percurso pedestre ambiental, das 9h30 às 12h00, monotorização da qualidade ecológica da água e anilhagem de aves, das 10h00 às 12h00.

Estão previstas ainda atividades para as crianças – “Caça à bicharada” (Vem descobrir os invertebrados que vivem nas margens do Cadoiço), das 9h00 às 11h00, e “Let’s go fly a kite” (Vem construir um ECOPapagaio), das 11h00 às 13h00.

Para pais e filhos, a organização propõe a “Caça ao tesouro do Cadoiço”, entre as 9h00 e as 12h00, e “O Canto do Cadoiço” – Passeio interpretativo dos sons da natureza e pintura, das 9h30 às 12h00.

Todas as atividades são gratuitas, com inscrição obrigatória até 3 de junho, através da Almargem (925481986, 289412959 ou [email protected]) ou no formulário online, que pode ser obtido clicando aqui.

O evento conta com a parceria de várias entidades: Agência Portuguesa do Ambiente, Águas do Algarve, Centro Ambiental de Loulé e da Pena, Geo Walks & Talks e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

Na última década, o Município de Loulé tem vindo a realizar obras de requalificação na zona do Cadoiço, existindo, segundo a autarquia, «um projeto para criação de um Parque Urbano e Agrícola no local, com o fim de tornar o espaço numa área de lazer e recreação a ser usufruída por todos».

Comentários

pub