Detenções por corrupção na II Liga abrem porta à manutenção do Farense

O Farense acabou o campeonato abaixo da linha de água, mas poderá vir a ser salvo da despromoção ao Campeonato […]

Adeptos do Farense em festaO Farense acabou o campeonato abaixo da linha de água, mas poderá vir a ser salvo da despromoção ao Campeonato de Portugal. No passado sábado, a Polícia Judiciária fez várias detenções relacionadas com alegada combinação de resultados e corrupção passiva e ativa na II Liga, que envolvem adversários diretos dos algarvios e podem mudar o desfecho do campeonato.

O Leixões foi um dos clubes apanhado no suposto esquema e há fortes possibilidades de vir a ser punido com a descida de divisão. Caso isso aconteça, quem irá beneficiar é o Farense, que acabou o campeonato na 20ª posição, logo a seguir ao Benfica B, que ocupou o último lugar que garantia a manutenção. Um pouco acima na tabela ficou o Leixões, que conseguiu vencer a Oliveirense, no passado sábado, com um golo nos minutos finais.

Este é um dos jogos que está debaixo da mira das autoridades. A Polícia Judiciária acredita que os dirigentes do Leixões compraram o resultado, baseando-se, segundo revelou esta segunda-feira o Correio da Manhã, em escutas telefónicas e em ações de vigilância.

Tudo terá começado com uma denúncia feita pela Federação Portuguesa de Futebol, que alertou a PJ para possíveis ilegalidades ao nível dos resultados. «Estes alertas e informações resultam de um sistema de monitorização e de deteção de fraudes, que foi montado e está ao serviço da FPF», revelou, num comunicado, esta entidade que, para já, ainda não abriu o inquérito que poderá levar à despromoção das equipas envolvidas.

Sporting Clube Farense«A FPF fica a aguardar, com tranquilidade, o desenrolar das investigações por parte das autoridades competentes», acrescentou.

Segundo o Correio da Manhã, na investigação que se seguiu, a Judiciária recolheu indícios que apontam para ilegalidades em quatro partidas: o Oliveirense – Leixões (1-2), o Oriental-Penafiel (0-1), o Sporting da Covilhã-Oliveirense (2-1) e o Ac. de Viseu-Covilhã (2-0).

Numa operação que foi lançada logo após o apito final dos vários jogos da II Liga que decorreram no sábado, foram detidos oito jogadores do Oriental e da Oliveirense, o presidente e o secretário técnico do Leixões e outras três pessoas, suspeitas de intermediar os “negócios”. Também terão estado envolvidos empresários malaios, que investiam em apostas online, que foram identificados, mas não estão detidos.

Os 15 suspeitos portugueses serão presentes a primeiro interrogatório judicial esta segunda-feira, interrogatório que deverá continuar nos próximos dias. Só a partir daí se poderá perceber melhor quais as reais consequências para os clubes envolvidos. Mas tudo indica que o Farense, que perdeu dois pontos na secretaria que lhe fizeram muita falta, no final do campeonato, poderá mesmo safar-se de descer ao Campeonato de Portugal.

 

Comentários

pub