CRIA da Universidade do Algarve participa em projeto europeu In-Business Growth

A Universidade do Algarve, através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, participa no projeto europeu In-Business […]

cidadesA Universidade do Algarve, através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, participa no projeto europeu In-Business Growth (Innovative Sustainable Business Growth at Global Level), que tem como principal objetivo renovar as metodologias dos agentes de apoio às PME regionais.

Este projeto é desenvolvido em parceria com o Parque Tecnológico de Andaluzia (Málaga, Espanha), a Kainnun Etu Oy – Agência para o Desenvolvimento Regional de Kajaani (Kajaani, Finlândia) e a Bulgarian Development Agency (Lozenetz, Sofia).

O In-Business Growth, através do levantamento de boas práticas existentes nas quatro regiões da parceria, pretende ainda desenvolver novas ferramentas impulsionadoras de inovação, aplicando-as nas PME e em outros agentes do mercado, como por exemplo as próprias instituições integrantes da parceria.

In-Business GrowthSerá feita a análise de benchmarking ao estado da arte de cada região e a troca de boas práticas entre os parceiros, identificando falhas no âmbito da sua atividade (empreendedorismo, ações de formação, concursos de ideias, projetos e atuais metodologias de inovação).

A partilha dos resultados e a identificação de soluções mais eficientes para a elaboração de um guia de boas práticas serão também aspetos a ter em conta para a criação de uma metodologia de desenvolvimento de inovação (para as agências de desenvolvimento).

Irá também apostar-se na transferência de boas práticas para as PME, promovendo o seu crescimento e capacidade de exportação.

O Projeto In-Business Growth é financiado pela União Europeia, ao abrigo do programa Horizon 2020 – Enhancing SME Innovation Capacity by Providing Better Innovation Support, teve início em fevereiro e terá a duração de um ano.

O programa tem como objetivo específico estimular o crescimento económico sustentável, através do aumento dos níveis de inovação nas PME, criando novas metodologias que possam colmatar as crescentes necessidades de inovação e contribuir para um maior crescimento e internacionalização das PME.

Comentários

pub