CRIA da UAlg ajuda a melhorar planeamento de energias renováveis

O desenvolvimento tecnológico relacionado com as energias renováveis é cada vez mais rápido e nem sempre as universidades acompanham esta […]

Energias renováveisO desenvolvimento tecnológico relacionado com as energias renováveis é cada vez mais rápido e nem sempre as universidades acompanham esta evolução, nos seus currículos pedagógicos.

Foi para tentar enfrentar este problema e ajudar a criar ferramentas pedagógicas para um melhor planeamento energático que foi lançado o projeto europeu «E-RESPLAN – Innovative Educational Tools for Energy Planning», que será dado a conhecer na próxima sexta-feira, em Faro, pelo CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve.

A sessão está agendada para as 19 horas, na sala 1.04 do Instituto Superior de Engenharia (ISE) do Campus da Penha da UAlg.

O evento, de entrada livre mas de inscrição obrigatória, dirige-se alunos e docentes da UAlg e a profissionais das áreas de planeamento energético, engenharia civil e arquitetura paisagista. A sessão contará com a colaboração da Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve (AREAL), enquanto agente ativo da região do Algarve.

O projeto E-RESPLAN é um projeto financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do ERASMUS + (Programa Comunitário 2014-2020), ação-chave 2 Cooperação para a Inovação e Boas Práticas, ação Parcerias Estratégicas nos domínios da Educação, da Formação e da Juventude.

Um dos seus objetivos é preencher lacunas nos programas de ensino superior, com foco nas fontes de energia renováveis, desenvolvimento e ordenamento do território.

Esta lacunas, segundo a Universidade do Algarve, surgem, entre outras razões, «devido ao rápido desenvolvimento tecnológico no domínio das fontes de energias renováveis, que torna difícil a integração do planeamento de energia renovável nas práticas de ensino e currículos universitários».

Comentários

pub