Corte na EN125 não avança… para já (com fotos)

O corte da EN125, entre Maritenda e o cruzamento das Fontainhas, não avança para já, e durante o Verão. Esta […]

Corte EN125_01O corte da EN125, entre Maritenda e o cruzamento das Fontainhas, não avança para já, e durante o Verão. Esta é a garantia que acaba de ser dada ao Sul Informação pelo porta-voz das Infraestruturas de Portugal (IP).

«O sistema de desvio de tráfego proposto pelas Rotas do Algarve Litoral não teve a concordância necessária das autarquias, pelo que a IP não autoriza» o corte da EN125.

A mesma fonte voltou a garantir que «entre 15 de Julho e o final de Agosto não haverá obras na EN125».

Na EN125 (sentido Portimão/Faro), antes do cruzamento das Fontainhas
Na EN125 (sentido Portimão/Faro), antes do cruzamento das Fontainhas

No entanto, as obras de demolição e reconstrução das duas passagens superiores da EN125 sobre a linha férrea, situadas na zona da Maritenda (Loulé) e do cruzamento com semáforos das Fontainhas (Albufeira) «são mesmo necessárias e têm de avançar», acrescentou o porta-voz da IP, mas não será, de certeza, durante o Verão.

A pressão dos autarcas, nomeadamente de Loulé, foi determinante na decisão de adiar as obras. Em declarações ao nosso jornal, Vítor Aleixo explicou que «foi um trabalho de bastidores muito intenso. O senhor secretário de Estado disse que de modo algum o corte iria avançar. Só de loucos, nesta altura, fazer uma obra daquelas, cortando a EN125».

Vítor Aleixo admite que as obras têm de ser feitas, mas nunca nesta altura do ano. «Já no ano passado, as Rotas do Algarve Litoral tinham pedido este corte e os desvios, mas isso abrangia o Verão e nós recusámos. Em Janeiro deste ano, a Câmara deu autorização para as obras, mas desde que ficassem concluídas até à Páscoa», revelou.

Como o Sul Informação e centenas de automobilistas constataram durante a manhã, foram instaladas placas a indicar “Estrada cortada para obras” e há pessoas a utilizar o desvio, mas a utilização da EN125 continua a ser possível…pelo menos até ao fim de Agosto.

Entretanto, a subconcessionária Rotas do Algarve Litoral já tinha tudo preparado para o corte da mais importante estrada de uso livre na região, a começar já esta noite, como se pode ver pelas placas que foram colocadas logo de manhã, não só nas zonas onde o fecho da EN125 deveria ter lugar, como nos desvios e acessos alternativos (veja a galeria de fotos abaixo).

Esta manhã, ainda antes de se conhecer a decisão de adiar as obras para depois do Verão, a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) emitiu um comunicado para exigir que «o Governo, em nome do interesse público, ponha ordem na requalificação da EN 125, mandando parar as obras e suspendendo as portagens na Via do Infante».

 

(Atualizado às 13h40 com declarações de Vítor Aleixo).

 

 

Comentários

pub