Conselho Regional do Algarve também diz não ao petróleo

O Conselho Regional do Algarve manifestou a sua «total oposição à prospeção e exploração de gás e petróleo no Algarve, […]

plataforma petrolíferaO Conselho Regional do Algarve manifestou a sua «total oposição à prospeção e exploração de gás e petróleo no Algarve, em Terra ou no Mar», no seguimento da reunião que realizou esta quinta-feira.

Este órgão consultivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve reforça a posição já assumida pelos presidentes de Câmara do Algarve, através da AMAL, e aprofunda-a, já que, além dos autarcas, fazem parte do Conselho Regional cerca de duas dezenas de organizações sociais, económicas, ambientais e científicas e por representantes dos serviços regionais de vários ministérios.

Num nota de imprensa, o presidente deste órgão, o edil de Loulé Vítor Aleixo, diz que o órgão que dirige «considera com convicção que, em termos ambientais, a exploração de gás e petróleo no Algarve constituiria um desastre para a Região destruindo a sua imagem de marca e um atentado à qualidade de vida das populações». Ao invés, dever-se -á investir «inequivocamente» em energias renováveis.

Para as diferentes entidades, seria «um erro histórico imperdoável pôr em causa, ou pior ainda, trocar um recurso e uma atividade económica consistente – que é o Turismo – que é o principal setor e gera riqueza concreta para a região e para o país, por uma hipótese incerta, de horizontes limitados e em declínio nos vários continentes».

Tendo isto em conta, o Conselho Regional mostra-se disposto «apoiar as iniciativas que tenham como objetivo travar o processo irresponsável de prospeção e exploração de gás e petróleo no Algarve, em Terra ou no Mar».

O órgão da CCDRA lembrou o «forte movimento de opinião pública contrário à exploração de hidrocarbonetos fósseis, (…) que envolve forças sociais e cidadãos anónimos, empresas e associações empresariais, municípios e a sua Associação, forças políticas dos vários quadrantes, associações de defesa da Natureza e do Ambiente, associações culturais e de desenvolvimento local e personalidades da região».

Movimento que, defendem as entidades que fazem parte deste órgão, deve continuar.

O Conselho Regional do Algarve é um órgão consultivo da CCDRA, constituído por 16 presidentes de Câmara do Algarve, por cerca de duas dezenas de organizações sociais, económicas, ambientais e científicas e por representantes dos serviços regionais de vários ministérios.

Comentários

pub