Combate ao desperdício alimentar inspira movimento em Loulé (com fotos)

Loulé dedicou o passado domingo ao combate ao desperdício alimentar e promoveu um conjunto de atividades no Mercado Municipal para […]

Movimento Combate Desperdicio Alimentar Loulé_1Loulé dedicou o passado domingo ao combate ao desperdício alimentar e promoveu um conjunto de atividades no Mercado Municipal para sensibilizar as forças vivas do concelho sobre esta temática, desafiando-os a adotar estilos de consumo mais responsáveis.

A iniciativa Movimento Local de Combate ao Desperdício Alimentar, promovida pela Câmara de Loulé e pela associação In loco, começou com um Flash Mob, protagonizado por estudantes do município e pela Associação Corpo de Hoje, seguido de um showcooking dinamizado pelo nutricionista Alexandre Fernandes, autor do livro “Zero Desperdício na Cozinha”, «que desafiou todos os presentes a mudar a atitude na cozinha, através da partilha de receitas que utilizam partes não convencionais dos alimentos, fomentando uma alimentação saudável sem desperdício», segundo a autarquia louletana.

Movimento Combate Desperdicio Alimentar Loulé_5Também presentes, estiveram os chefes de cozinha Ricardo Bernardo e Paula Miguel, que partilharam dicas para aproveitar alimentos como a fruta feia e os legumes que provavelmente não seriam aproveitados, embalados pela música dos Al-Fanfare.

A “festa” juntou cerca de 200 pessoas, entre jovens e professores envolvidos no projeto, Instituições particulares de solidariedade social, restaurantes e outras entidades.

«A realização deste conjunto de ações procurou sensibilizar a comunidade sobre o desperdício alimentar, o consumo responsável e o acesso à alimentação, por forma a torná-los agentes responsáveis da mudança na construção coletiva de novos modelos de desenvolvimento e de estilos de vida sustentáveis», segundo a Câmara de Loulé.

O dia teve muita animação, mas também foi aproveitado para fazer um ponto da situação do projeto «Não desperdice o nosso futuro! – uma aliança europeia de jovens e de autarcas no Ano Europeu para o Desenvolvimento», nomeadamente a Carta Europeia de Jovens e de Autoridades Locais contra o desperdício alimentar, que foi apresentada no dia 22 de Outubro 2015, na Expo Milão, no âmbito do Ano Europeu para o Desenvolvimento dedicado ao tema da Soberania Alimentar.

«Sabendo que mais de um terço dos alimentos produzidos corresponde a desperdício alimentar, “Não desperdice o nosso futuro!” assume-se como um projeto que pretende ter um impacto político, ao mesmo tempo que procurará mudar diretamente as práticas das famílias, a partir do trabalho que será realizado com os jovens das escolas», concluiu a autarquia.

Veja as fotos da iniciativa:

Comentários

pub