Cantata Mundi de Rodrigo Leão inicia comemorações do II Centenário de D. Francisco Gomes do Avelar

A Diocese do Algarve celebra, em 2016, o II Centenário de D. Francisco Gomes do Avelar, Bispo entre 1789 até à […]

D_francisco_gomes_avelarA Diocese do Algarve celebra, em 2016, o II Centenário de D. Francisco Gomes do Avelar, Bispo entre 1789 até à sua morte, em 1816. O programa de comemorações inicia-se este mês e vai prolongar-se até Dezembro.

A primeira iniciativa está marcada para esta sexta-feira, dia 20, na Sé Catedral de Faro, às 21h15, com a apresentação da Cantata Mundi, de Rodrigo Leão, interpretada pelo Coral Ossónoba, orquestra e órgão histórico da Catedral, tendo como solista o barítono Rui Baeta. 

Ainda em Maio, mas no dia 27, às 21h15, Anísio Franco, técnico superior do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, proferirá, no Salão do Seminário de S. José (Faro), a conferência “A encomenda de pintura figurativa pelo bispo do Algarve, D. Francisco Gomes do Avelar”.

Para Julho, estão previstas diversas iniciativas, nomeadamente duas conferências, ambas realizadas no Seminário de S. José, às 21h15: a primeira, no dia 1, proferida por José Eduardo Horta Correia, que abordará “O significado do mecenato do bispo do Algarve D. Francisco Gomes do Avelar”, e a segunda, está marcada para dia 18, da responsabilidade de Francisco Lameira, docente na Universidade do Algarve, que falará sobre “A encomenda de retábulos pelo bispo do Algarve D. Francisco Gomes do Avelar”.

No dia 19 de Julho, data em que se assinala o aniversário da Dedicação da Catedral de Faro, haverá uma eucaristia às 18h00, enquanto às 21h30, terá lugar um concerto pelo Coral Ossónoba e órgão histórico da Catedral, sendo interpretada a “Missa da Coroação”, de Mozart.

Um concerto pelo Coral “II Capítulo” está marcado para o dia 30 de julho, após a eucaristia das 21h30, ficando encerrada a programação desse mês.

Em Agosto, o programa prossegue com a apresentação da Oratória Mariana na Catedral de Faro, interpretada por Teresa Salgueiro. Este concerto está marcado para dia 12, às 21h30.

O programa das comemorações do II Centenário da Morte de D. Francisco Gomes do Avelar prosseguirá até Dezembro, e segundo a Diocese do Algarve, a restante programação «será oportunamente divulgada».

A Diocese explica que «D. Francisco Gomes do Avelar foi um prelado estimado, tanto pela gente culta como pelos simples, tendo percorrido toda a região, inteirando-se das necessidades dos diocesanos, pelos quais começou a ser apelidado de “bispo-santo”, atribuindo-se- lhe notáveis milagres, que a tradição oral foi retendo».

O antigo bispo do Algarve foi, segundo a mesma entidade, um «determinado edificador e restaurador do Algarve e até prestigiado como governador das armas, cargo que lhe foi conferido a partir de 1808».

Segundo a Diocese, «nada escapou ao seu zelo pastoral: a atenção à agricultura, à qual dedicou pastorais sobre o respectivo tratamento; a construção de pontes e estradas; a atenção ao amanho, preparo e comércio dos figos ou os conselhos sobre a enxertia dos zambujeiros, conferem-lhe um papel social único, entre todos os prelados que ocuparam a Sé do Algarve».

A cidade de Faro, «deve-lhe uma redefinição urbana italianizante de gosto neoclássico de enorme importância. É ele que chama o arquitecto genovês Francisco Xavier Fabri, autor do desenho do Arco da Vila. Notável também o edifício do Seminário e Hospital da Misericórdia, que, como provedor, faz construir, e que se enquadra nessa renovação urbana. Além disso, com a ajuda de Fabri, acudiu a outras obras, como a Igreja de Estoi e a Igreja de Aljezur», acrescenta a Diocese.

O seu empenho e a obra foram reconhecidos pela Santa Sé, que, em 1714, lhe conferiu o título pessoal de Arcebispo.

Comentários

pub