«Cantata Mundi» com música de Rodrigo Leão apresentada em Faro, Tavira e Boliqueime

A obra «Cantata Mundi», com música de Rodrigo Leão, vai ser levada pelo Grupo Coral Ossónoba a Faro, Tavira e […]

coral_ossonoba_02A obra «Cantata Mundi», com música de Rodrigo Leão, vai ser levada pelo Grupo Coral Ossónoba a Faro, Tavira e Boliqueime, nos dias 20,21 e 28 de Maio, respetivamente.

Aos três coros da instituição farense – Pequenos Cantores d’Ossónoba, Ossónoba-Coro Juvenil e Coral Ossónoba – juntar-se-á o barítono Rui Baeta, um quinteto de cordas, percussão e órgão de tubos.

Em Faro, o espetáculo terá lugar na Igreja da Sé, na Vila-Adentro. Em Tavira, o local escolhido para o concerto foi a Igreja de Santiago. Em Boliqueime, será a Igreja Matriz a acolher o evento. Os três espetáculos, que começam às 21h30, têm entrada livre.

Rui BaetaEsta peça junta algumas das obras mais conhecidas do conceituado musico e compositor português Rodrigo Leão, «com uma sonoridade diferente, mais clássica e até solene», na sequência dos arranjos e orquestração de Ana Margarida Encarnação e Rui Baeta, segundo o Grupo Coral Ossónoba.

Os concertos «apresentam uma narrativa que une as duas correntes existentes nas composições do Rodrigo Leão, uma de inspiração mais profana e outra mais espiritual».

A Cantata Mundi resultou de uma encomenda da Diocese de Santarém para a inauguração do Museu Diocesano e foi estreada a 12 de setembro de 2014 na Sé de Santarém. Esta obra é agora apresentada no Algarve, fruto do desafio lançado pelos dois compositores, naturais de Faro, ao Grupo Coral Ossónoba.

Os três concertos contam com o apoio da Direção Regional da Cultura do Algarve, dos Municípios de Faro, Tavira e Loulé, da União de Freguesias da Sé e São Pedro de Faro, do Cabido da Sé de Faro e das Paróquias de Tavira e Boliqueime.

Comentários

pub