Beta Talk de Maio mostra como tradições podem ganhar nova vida

  A Beta Talk de Maio, marcada para segunda-feira, dia 16 de Maio, às 19h00, vai ter como empreendedores convidados […]

 

beta talkA Beta Talk de Maio, marcada para segunda-feira, dia 16 de Maio, às 19h00, vai ter como empreendedores convidados Ana Gancho, proprietária e mentora da Fábrica do Queijo, e Armando Pereira, proprietário da Barbearia Just. Este mês, a Beta Talk está de volta ao espaço do Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

Segundo a Câmara de Portimão, os convidados desta edição são «dois exemplos de como a tradição pode aliar-se à inovação e ganhar uma nova vida pelas mãos de gente empreendedora que abraçaram ofícios de outrora transformando-os em novos negócios».

Fábrica do QueijoAna Gancho é engenheira zootécnica de formação e iniciou-se no mundo dos queijos há mais de 10 anos na Direção Regional de Agricultura do Algarve, passando por várias queijarias da região.

A autarquia portimonense conta que, «aos 34 anos, por motivos pessoais, mas também pelo facto de sentir que já reunia experiência suficiente para lançar-se por conta própria, decide abrir, em junho de 2015, a Fábrica do Queijo, em Olhão, onde o mote é inovar, inovar, inovar, sem nunca esquecer as raízes. A partir do leite de cabra da região e seguindo os métodos tradicionais, criou sabores modernos e inovadores como o queijo fresco de caril, tomate seco, frutos vermelhos, limão com gengibre, figo, olho e salsa ou orégãos, entre outras especialidades apreciadas por locais e estrangeiros».

Foi ainda Ana Gancho quem idealizou o espaço e o conceito de negócio e dá também a cara na loja e todos os dias confeciona, com as suas próprias mãos, os produtos com a marca Fábrica do Queijo.

Arménio Pereira é natural de Santana da Serra, no concelho de Ourique, e está há 12 anos a residir no Algarve, para onde rumou após o serviço militar, para trabalhar no ramo da segurança em vários espaço comerciais.

«Há muito que os seus amigos o elegem para cortar o cabelo, um hobby que, aos 31 anos, havia de dar lugar à sua atual profissão: barbeiro. Cansado de trabalhar à noite e incentivado pelos amigos, decide abrir o seu próprio negócio, a Barbearia Just,  em plena rotunda da Guia, onde, desde novembro de 2015, a magia e o mundo das antigas barbearias cativa clientes de várias idades e estilos», conta a Câmara de Portimão.  

Barbearia JustInspirado em conceitos já existentes no estrangeiro, «a Barbearia Just é muito mais do que um negócio de cortar o cabelo, assumindo-se como um local de encontro e de amizades, onde o clássico se cruza com o moderno e o convívio é a palavra de ordem. Todos os dias veste a personagem de um barbeiro “vintage”, à moda antiga, mas que acompanha os tempos modernos, que aposta na formação, seja através da internet, livros da especialidade ou de workshops que frequenta, que estabelece parcerias e está sempre atento aos gostos e ao bem estar dos seus clientes», acrescenta a autarquia.

Como é habitual na Beta Talk, o wine-break é por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer sumo e snacks para partilhar.

A participação na Beta Talk é gratuita, mas de inscrição obrigatória em http://tinyurl.com/betatalkportimao-maio16.

A Beta Talk é promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do “Sul Informação” e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica.

Conta ainda com o apoio da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da rádio universitária RUA FM, da APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, além da página Algarve Emprego, em termos da divulgação.

Comentários

pub