Alunos de Portimão apresentam-se em Mostra de Teatro durante um mês

O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão apresenta, de 10 de maio a 4 de junho, uma Mostra de Teatro […]

Deus Vos Salve, Fresca Rosa Foto 2O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão apresenta, de 10 de maio a 4 de junho, uma Mostra de Teatro Escolar “Escolas em Cena” desenvolvido em contexto escolar com o apoio de dezenas de professores.

Alunos portimonenses vão mostrar-se à cidade, ocupando o palco do Grande Auditório do TEMPO, revelando o seu talento e vontade de criar e desenvolver projetos artísticos que os fazem pensar o mundo e crescer como artistas.

Da sala de aula para o palco, esta Mostra de Teatro Escolar acolhe os trabalhos dramáticos que alunos e professores das escolas do concelho de Portimão trabalharam durante o ano letivo. Ao todo, sobem ao palco cerca de 300 alunos em cinco espetáculos distintos integrados em oito grupos de teatro, envolvendo alunos e professores das escolas do concelho. Os espetáculos são de entrada livre.

O projeto envolve estudantes do 11º e do 1º ano do Curso Profissional de Artes do Espetáculo da Escola da Bemposta, das turmas do Percurso Curricular Alternativo (6º, 7º e 8º anos) da EB 2/3 Dom Martinho Castelo Branco, alunos da turma vocacional de Animação Sociocultural do 10º ano da Escola Secundária Poeta António Aleixo, alunos do Clube de Teatro Aleixo, do Teatro da Caverna, alunos do Teatro Sexta Insónia de Sandro William Junqueira e  «gente da nossa terra», com o Grupo de Teatro Sénior da Freguesia de Portimão.

A mostra começa no dia 11 de Maio, com uma sessão dedicada às escolas do espetáculo «ADN» da Companhia de Teatro Sexta Insónia, a decorrer no Grande Auditório. Nos dias 13 e 14 de Maio esta peça volta à cena, dirigida ao público em geral.

Entre 19 e 21 de Maio, será apresentado o espetáculo «Amor de Anjo», protagonizado pelos alunos do 11º e 12º ano do Curso Profissional de Artes do Espetáculo da Escola da Bemposta e pelo Grupo de Teatro Sénior da Freguesia de Portimão. Nos dois primeiros dias, as sessões são dirigidas ao público escolar e começam às 14h30. No dia 21, às 21h30, a sessão é aberta o público em geral.

A 26 de Maio, as turmas do Percurso Curricular Alternativo (6º, 7º e 8º anos) da EB 2/3 Dom Martinho Castelo Branco sobem ao palco por duas vezes, para apresentar a peça «Possibilidades Infinitas». A primeira, marcada para as 14h30, é destinada às escolas. Às 21h30, é dada a possibilidade de ver a peça ao restante público.

No dia seguinte, é exibida a peça «E Agora?», interpretado pela Turma Vocacional de Animação Sociocultural do 10º ano da Escola Secundária Poeta António Aleixo. Também neste caso haverá duas apresentações, às 14h0 e às 21h30, para o público escolar e para o público em geral, respetivamente.

O evento encerra a 28 de Maio, com a ida à cena, às 21h30, da peça «Decide Tu», da  Turma Vocacional de Animação Sociocultural do 10º ano da Escola Secundária Poeta António Aleixo.

«Os objetivos desta iniciativa passam por promover, apoiar e valorizar as iniciativas artísticas e culturais do meio escolar portimonense, divulgando o trabalho desenvolvido, no campo teatral, pelas instituições educativas do concelho. Através deste evento, os agrupamentos escolares pretendem incentivar a arte do teatro entre os jovens alunos e, ao mesmo tempo, enriquecer o conhecimento daqueles que apostam nesta área», segundo a Câmara de Portimão.

Os ingressos grátis devem ser adquiridos previamente na bilheteira do TEMPO, aberta de terça a sábado, das 13h30 às 18h30, e em dias de espetáculo das 13h30 às 21h30.

Comentários

pub