Albufeira dá formação a funcionários da Câmara para melhor responder a catástrofes

Um grupo de 16 funcionários da Câmara de Albufeira recebeu formação na área da Proteção Civil, de modo a poder […]

Formação ERAS Albufeira_3Um grupo de 16 funcionários da Câmara de Albufeira recebeu formação na área da Proteção Civil, de modo a poder dar uma resposta mais eficaz a uma eventual catástrofe.

A ação de formação em Equipas de Reconhecimento e Avaliação da Situação (ERAS) decorreu na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, ao longo de cinco dias, e culminou com um simulacro de sismo com o objetivo de testar a resposta das Equipas aos possíveis cenários de catástrofe.

Este simulacro «teve como cenários acidentes com várias vítimas, edifícios em colapso e soterrados, vias de acesso bloqueadas e derrame de combustível seguido de incêndio». «O exercício consistiu em identificar cada um dos cenários através de imagens e comunicar todas as ocorrências ao Posto de Comando Municipal, instalado no Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC)», segundo a Câmara de Albufeira.

Formação ERAS Albufeira_7Um exercício que vai ao encontro das atribuições das ERAS, que existem para atuar em caso de acidente grave ou catástrofe, dotando o Posto de Comando da informação indispensável ao processo de tomada de decisão.

«A principal missão destas equipas é percorrer a Zona de Intervenção (ZI) e recolher informação específica sobre as consequências do sinistro, como os locais com maiores danos nas infraestruturas, com maior número de sinistrados, eixos viários afetados, entre outros, facilitando a intervenção das forças de proteção e socorro, de modo a restabelecer a normalidade», segundo a autarquia.

«Este é mais um passo na construção de soluções que permitam prevenir, acautelar e intervir adequadamente em situações de acidente grave e catástrofe ou na sua eminência, com equipas multidisciplinares motivadas, bem formadas e capacitadas para corresponder aos desafios da proteção civil na defesa das pessoas, dos bens e do ambiente», salientou Ana Vidigal, vereadora da Proteção Civil da Câmara Municipal de Albufeira.

Para a autarca de Albufeira, este é «um forte investimento do município na redução do risco e na promoção de uma comunidade cada vez mais resiliente».

A formação ministrada nos dias 18, 19, 27, 28 e 29 de Abril foi promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira e contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, da GNR e do INEM.

Veja as fotos da formação:

Comentários

pub