“A Sul de nenhum Norte“ abre hoje nas Ruínas Romanas de Milreu

A exposição “A Sul de nenhum Norte“, com obras do artista Pedro Amaral e curadoria da licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Algarve, abre este sábado, 14 de maio, às 17h30, nas Ruínas de Milreu, em Estoi (Faro). […]

A sul de Nenhum NorteA exposição “A Sul de nenhum Norte“, com obras do artista Pedro Amaral e curadoria da licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Algarve, abre este sábado, 14 de maio, às 17h30, nas Ruínas de Milreu, em Estoi (Faro). Estará patente até 18 de setembro.

Este evento é promovido em parceria pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da UAlg e pela Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg), com o objetivo de «dinamizar a interação entre as comunidades académica e local, estimulando diálogos entre arte e património cultural da região, através do desenvolvimento conjunto da programação de exposições na Casa Rural das Ruínas Romanas de Milreu, localizadas junto à aldeia de Estoi (Faro)».

Pedro Amaral vive e trabalha em Sintra. Sem formação artística, trabalhou ativamente em ilustração nos anos 80 e 90. A fundação, com Alice Geirinhas e  João Fonte Santa, do coletivo Sparring Partners, em 1995, marca a entrada no universo da Arte Contemporânea, contexto onde expõe regularmente desde  essa altura.

A Pintura e, mais recentemente, o Desenho têm sido  os suportes primordialmente escolhidos mas também o vídeo e a instalação e performance.

Da Galeria ZDB à integração de algumas exposições e dinâmicas marcantes da década de 90 (em colaboração com nomes e comissários/artistas como Paulo Mendes e Pedro Cabral Santo), de individuais em Galerias mainstream a  feiras de  arte internacionais, mas nunca abandonando os contextos mais independentes e autónomos como o Projeto Museu-Casa Bernardo, o Pogo Teatro, o Salão Olímpico, o projeto “Atlas Secreto” ou os mais recentes comissariados de arte panfletária de João Fonte Santa.

O seu trabalho está presente nas coleções Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Museu do Neo Realismo, Fundação PLMJ e diversas coleções particulares em Portugal e no estrangeiro.

Comentários

pub