Tempo frio e instável a partir deste domingo, mas Algarve escapa

O estado do tempo em Portugal continental, a partir de domingo, dia 10, irá ser condicionado por uma região depressionária […]

chuvaO estado do tempo em Portugal continental, a partir de domingo, dia 10, irá ser condicionado por uma região depressionária situada a sudoeste das ilhas britânicas, à qual estarão associadas diversas linhas de forte instabilidade que irão atravessar o continente até dia 12.

Assim, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, devendo ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, em especial nas regiões Norte e Centro.

Assim, prevê-se queda de neve acima de 800 a 1000 metros, em especial nas serras da Peneda-Gerês, Larouco, Alvão, Marão, Montezinho, Estrela e Montemuro, devendo, neste período, dar origem a maiores quantidades de neve acumulada no solo nos locais acima dos 1200 a 1400 metros.

O vento irá soprar moderado a forte do quadrante sul, por vezes com rajadas até 90 km/h no litoral oeste, e forte a muito forte nas terras altas, por vezes com rajadas até 110 km/h.

As temperaturas estarão abaixo da média para a época do ano, o que, associado à intensidade do vento prevista, aumentará o desconforto térmico.

A agitação marítima será forte entre a manhã do dia 10 e o final do dia 12 na costa ocidental, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros, temporariamente com 5 a 6 metros.

Comentários

pub