Sketchers do Algarve juntam-se para desenhar centro histórico de Portimão

O encontro de desenho «Urban Sketchers Algarve» vai animar o centro histórico de Portimão no dia 10 de Abril. A […]

Centro Historico PortimãoO encontro de desenho «Urban Sketchers Algarve» vai animar o centro histórico de Portimão no dia 10 de Abril. A manhã será dedicada a momentos de desenho social e desenho arquitetónico e a tarde à partilha desses desenhos na Zona Ribeirinha da cidade.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara de Portimão e a Urban Sketchers Algarve e juntará sketchers, ilustradores, artistas ou simples amantes do desenho, que trazem consigo «material de desenho, olhar afinado e vontade de desenhar», segundo a autarquia portimonense.

O evento começa com uma receção no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, às 10h00, seguida de uma visita pelo centro histórico. Depois, serão dadas asas à imaginação dos participantes.

Os Urban Sketchers Algarve são um coletivo de autores que desenham a região do Algarve em diários gráficos e encontram-se, pontualmente, para desenhar.

«Em Portimão, esta iniciativa enquadra-se nos objetivos da Regeneração Urbana da autarquia, nomeadamente no de manter a memória da cidade, ao capacitar o envolvimento e participação da comunidade no processo de reabilitação urbana», segundo a Câmara local.

Esta iniciativa está enquadrada no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemora no dia 18 de Abril.

 

Manifesto Urban Sketchers:

1. Desenhamos in situ, no interior e no exterior, registando diretamente o que observamos.

2. Os nossos desenhos contam a história do que nos rodeia, os lugares onde vivemos e por onde viajamos.

3. Os nossos desenhos são um registo do tempo e do lugar.

4. Somos fiéis às cenas que presenciamos.

5. Usamos qualquer tipo de técnica e valorizamos cada estilo individual.

6. Apoiamo-nos uns aos outros e desenhamos em grupo.

7. Partilhamos os nossos desenhos online.

8. Mostramos o mundo, um desenho de cada vez.

 

Comentários

pub