Semana Académica de 2016 é para os universitários mas também «para todos os algarvios»

A festa é organizada pelos estudantes da Universidade do Algarve, mas a ideia é que seja desfrutada não só pela […]

Semana Academica 2014A festa é organizada pelos estudantes da Universidade do Algarve, mas a ideia é que seja desfrutada não só pela comunidade académica, mas também «pelos farenses e por todos os algarvios».

A 31ª Semana Académica da Associação Académica da UAlg começa hoje, quinta-feira, e conta com  um programa passível de agradar a universitários, mas também a outros públicos, na visão do presidente da associação Rodrigo Teixeira.

Além de «uma oferta que toda a gente reconhece que é muito diversificada, que vai desde o hip-hop, ao rock, passando pela música pop e até por kizomba», o esforço para atrair mais pessoas ao recinto instalado junto ao Complexo Desportivo da Penha, conhecido como «País das Maravilhas», também é feito através da política de preços.

Segundo Rodrigo Teixeira, apesar do nível de preços se manter aos fins-de-semana, em que há sempre uma maior procura «e um maior investimento em artistas por parte da organização», nas noites que antecedem dias de semana, os preços dos bilhetes baixaram.

Para não estudantes, os preços dos bilhetes diários irão variar entre um máximo de 15 euros (dia 7 de Maio, um sábado) e um mínimo de 6 euros (dia 1 de Maio, domingo). Nestes dias, os estudantes universitários e ex-estudantes da UAlg pagam 12 e 4 euros, respetivamente.

Entretanto, foram, já vendidos muitos bilhetes semanaias, «mais do que no ano passado, o que nos garante que teremos mais gente, todos os dias, no recinto», segundo o presidente da AAUAlg.

Dj Ride
Dj Ride

A festa, essa, começa já esta noite, às 23h59, com a tradicional Monumental Serenata da SA, no Largo da Sé, em Faro, onde atuará o grupo de fados académicos In Versus.

Amanhã, sexta-feira, abrem as portas do «País das Maravilhas», para acolher as atuações de Supasquad, Agir e Dj Slimcutz. No sábado, há concertos de Ricky Boy, Nelson Freitas e Dj Ride. No domingo, há concertos de Miguel Azevedo e Dj Ademar.

Na segunda-feira, atuam Rúben Filipe e o conhecido cantor popular Toy. A festa segue na terça-feira, numa noite com a chancela da Rádio Universitária do Algarve RUA FM, com atuações do vencedor do concurso «Abril Bandas Mil», Mundo Pardo e Linda Martini. Na quarta-feira, o cartaz conta com «MGDVR» e Dillaz.

Quinta-feira é, como sempre, noite de Tunas académicas. Este ano, marcam presença a Tualle, Tuna Bebes, a Real Tuna Infantina, a Feminis Ferventis e a Versus Tuna.

No dia 6 de Maio, sexta-feira, há concertos de Capicua, Richie Campbell e Putzgrilla. A festa, no País das Maravilhas, encerra a 7 de Maio, com Iris, Áurea e DJ Fresh, o nome internacional deste cartaz.

Rodrigo Teixeira

«Em projeto vencedor não se mexe»

Quem tiver passado na Semana Académica da AAUAlg, em 2015, não terá dificuldade em orientar-se, este ano. A organização não mudou o conceito que foi lançado há cerca de um ano, já que «em projeto vencedor não se mexe», como ilustrou Rodrigo Teixeira, ainda que tenha limado algumas arestas.

Entre as novidades, contam-se o aumento do número de concessionários do setor da restauração, que além de permitirem uma maior escolha aos foliões, também permitirão ocupar melhor o espaço dedicado a este setor, que fica numa zona separada da destinada às barraquinhas de curso e à tenda eletrónica.

A questão do barulho causado pelo evento, que tem desesperado muitos farenses que moram na zona do complexo desportivo da Penha, também não foi esquecida. «Enviámos uma carta a todos os moradores daquela área, a explicar as razões pelas quais realizados o evento e as medidas que temos implementado para reduzir os incómodos causados», segundo Rodrigo Teixeira.

«No ano passado, já decidimos reduzir o som no palco das 6 para as 4 da manhã, à sexta e ao sábado, e das 4h00 para as 2h30, na véspera de dias de semana. A partir dessa hora, só há som na tenda eletrónica, que é fechada e apontada ao lado oposto do palco», lembrou.

Este ano, «os decibéis das barraquinhas vão passar a ser controlados, bem como os da tenda eletrónica», acrescentou.

 

Comentários

pub