Seis tripulantes do pesqueiro encalhado na Arrifana resgatados por helicóptero da Marinha

Os seis tripulantes do barco de pesca «Avô Melro», que encalhou esta madrugada na praia da Arrifana (Aljezur), já foram […]

avô melro encalhadoOs seis tripulantes do barco de pesca «Avô Melro», que encalhou esta madrugada na praia da Arrifana (Aljezur), já foram resgatados pelo helicóptero EH101 da Marinha Portuguesa, encontrando-se todos bem, disse o porta-voz da Marinha.

Os seis pescadores foram levados para a Base Aérea nº 6 (Montijo), onde a aeronave aterrou pelas 9h05, encontrando-se os seis tripulantes  em situação estável e sem necessidade de apoio médico, anunciou a Marinha.

«Como estavam condições meteorológicas muito adversas, não foi possível aterrar nas imediações para deixar os pescadores na área, pelo que estes foram transportados para o Montijo», acrescentou Carvalho Pinto, comandante da Capitania do Porto de Lagos.

Helicoptero FAPO barco ficou encalhado «nas pedras exteriores da praia da Arrifana», abaixo da fortaleza, durante a madrugada, «em zona de muito difícil acesso, com bastante ondulação».

Segundo o comandante Carvalho Pinto, apesar de as autoridades estarem a tentar «perceber se há possibilidade de esta sair do local», «muito dificilmente conseguirá sair», já que a embarcação Avô Melro «está completamente danificada».

O alerta para o encalhe do barco de pesca foi recebido pelas 05h59 desta manhã no Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), que de imediato deu instruções aos pescadores para que «envergassem os coletes de salvação e aprontassem a jangada salva-vidas».

 Na operação, coordenada pelo MRCC Lisboa, em articulação com o Capitão do Porto de Lagos, foram empenhados a corveta João Roby, uma aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa, a embarcação Diligente da estação salva-vidas de Sagres, elementos da Polícia Marítima da Capitania de Lagos por terra e uma ambulância do INEM.
Localização da embarcação:
localização da embarcação
Atualizado às 13h12, acrescentando informação e as imagens da embarcação de pesca encalhada.

Comentários

pub