Se tem dificuldades em entender o “monchiqueiro” este livro é para si

«Ontordia fui ô correpito da Fóia eus mês parentes da Corga Funda. Levou-se uma bucha p’a c’mer. Inchi uma bazelgada […]

capajpeg (1)«Ontordia fui ô correpito da Fóia eus mês parentes da Corga Funda. Levou-se uma bucha p’a c’mer. Inchi uma bazelgada qu’até custi a voltar p’o monte. As m’lheres fazeram umas avélas, uma calatróia e um arjamolho qu’era uma classe. Em despôs bebé-se-l’e um calc’zinho dela e pra elas, marafadas, tinham levado uma garrafinha de champorrião». – Se tem dificuldades em perceber esta história talvez esteja a precisar do Glossário Monchiqueiro, um livro da autoria de Mário Duarte, que vai ser lançado na próxima segunda-feira, em Monchique.

Já se fez um Dicionário de Falar Algarvio e, agora, chega a vez de haver um Glossário Monchiqueiro. «No fundo, é qualquer coisa equiparado a um dicionário. Será uma espécie de dicionário dos termos e expressões utilizadas naquela região, alguns dos quais já muito poucas pessoas utilizam», explica Mário Duarte ao Sul Informação.

O objetivo da publicação deste livro, que passa para a escrita algumas expressões e palavras “monchiqueiras” da oralidade, é criar «um testemunho do que foi o nosso linguajar, a nossa oralidade».

A importância de criar este testemunho é realçada pelo autor do livro, até porque muitas das expressões correm o risco de desaparecer. «Eventualmente, algumas já não são utilizadas. Só as pessoas mais antigas é que as conhecem. É uma língua mais do dia-a-dia, que só entre elas utilizam. Porque, de um modo geral, muitas das pessoas que eu conheço, se se virem perante uma pessoa de fora, uma pessoa que não é de lá, têm a tendência de ocultar essas palavras e procurar falar de acordo com o português mais correto», explica.

Para Mário Duarte, «em Portugal, tudo o que seja falar diferente de Lisboa, é considerado um pouco provincianismo. E, em Portugal, tudo o que é provinciano é inferior. Discordo, em absoluto, de tudo isso».

Mário Duarte também é conhecido como o “Parente da Refóias”, nome que ganhou devido ao blogue que teve, onde começou a compilar os termos e expressões da oralidade monchiquense. E foi a partir desse trabalho que surgiu a ideia de fazer este glossário. «A ideia já tinha surgido há um tempo. Não propriamente como uma decisão, mas como uma hipótese. Concretamente, a minha decisão de começar a trabalhar com o livro surgiu no verão passado. Quando eu iniciei esta recolha da oralidade serrana de Monchique, não me passou pela ideia que isso alguma vez se iria concretizar no livro ou até mesmo nos blogues».

fotomduarteA recolha dos termos e expressões, alguns deles que Mário Duarte não conhecia, até porque saiu ainda jovem de Monchique, foi feita com a ajuda das memórias de infância e de familiares e amigos. «Isto foi uma aprendizagem. Primeiro comecei a apontar as palavras que eu conhecia e as expressões familiares», mas depois, «sempre que convivia com familiares meus e com amigos, com pessoas mais “antigas”, eu aproveitava para memorizar ou apontar em pequenos papelinhos que guardava no bolso… Mas, o grosso da coluna eu fiz como se estivesse a fazer um dicionário. Quer dizer, começava pelo A e dizia “quatro palavras que eu me lembre aqui”. E ainda hoje continuo, de vez em quando, a recolher um termo ou outro de que não tinha tomado nota».

Mas o que torna a oralidade de Monchique tão diferente da que é conhecida e documentada do resto do Algarve? Para Mário Duarte, esta «tem bastantes diferenças. Há alguns termos que são só utilizados lá. E há muitíssimos termos que são utilizados no “Baixo Algarve”, alguns do Barrocal, que não são utilizados em Monchique. Porque esta é uma região que esteve tradicionalmente muito afastada do restante Algarve. Devido às dificuldades de comunicação que existiam em meados do século passado e anteriores a isso. Com essa dificuldade de contactos, naturalmente, a linguagem evoluiu de forma diferente. Em Monchique, vivia-se exclusivamente da agricultura, por isso não é significativamente afetado por esse “linguajar”, que é utilizado pelos homens do mar».

Uma das dificuldades que Mário Duarte encontrou para escrever este livro foi a passagem da oralidade à escrita. «Em alguns casos é um trabalho difícil porque não sei exatamente como escrever. Porque desconheço, em muitos casos, qual a origem da palavra. Sabendo a origem da palavra temos mais facilidade em transcrevê-la, a partir da pronúncia».

Apesar de não saber de cor quantas palavras tem o Glossário Monchiqueiro, o livro tem cerca de 300 páginas. Para além das palavras com o respetivo significado, é apresentado «um exemplo para cada significado da palavra, para que seja melhor entendido para quem lê, porque pareceu-me que era interessante fazer esse trabalho», conclui o autor.

O Glossário Monchiqueiro tem edição do Grupo de Dinamização Cultural “O Monchiqueiro” e vai ser apresentado na segunda-feira, dia 25 de Abril, às 16h00, no restaurante Fonte dos Chorões, em Monchique.

Comentários

pub