São-brasenses doaram 754 quilos de roupa que se “transformaram” em alimentos

A Loja Social de São Brás de Alportel recebeu 400 euros, para a compra de alimentos, da Associação Humana, provenientes […]

HUmana_lojasocial_SBAA Loja Social de São Brás de Alportel recebeu 400 euros, para a compra de alimentos, da Associação Humana, provenientes de mais uma edição da campanha “Roupa por Alimentos”. A população são-brasense contribuiu com 754 quilos de roupa e sapatos usados que acabaram por se converter em dinheiro para a compra de bens alimentares.

A iniciativa começou no Mercadinho Solidário de 2015 e teve continuidade nos diversos pontos de recolha do município.

Neste projeto, os têxteis e o calçado recolhidos são posteriormente selecionados e aproveitados para apoiar projetos de apoio a populações mais desfavorecidas em África e em Portugal.

Os materiais que se encontram em mau estado de conservação seguem para a reciclagem têxtil e outros são ainda integrados em lojas de 2ª mão a preços mais acessíveis.

Todos os alimentos obtidos com esta “troca” serão entregues pela Loja Social às famílias do concelho que dependem de fracos recursos financeiros.

Além deste contributo solidário, a recolha e seleção dos têxteis evita que estas grandes quantidades de resíduos integrem os resíduos sólidos urbanos entregues em aterro, o que permite, segundo a autarquia, «uma significativa redução de custos e uma melhoria da qualidade ambiental».

Comentários

pub