São Brás dedica Abril à prevenção dos maus tratos na infância

São Brás de Alportel vai dedicar o mês de Abril à prevenção dos maus tratos na infância. A autarquia aceitou […]

maus tratos criançasSão Brás de Alportel vai dedicar o mês de Abril à prevenção dos maus tratos na infância. A autarquia aceitou o desafio lançado pela Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens e montou um programa que visa sensibilizar a população para esta problemática que afeta milhares de crianças em todo o mundo.

No dia 12, o Centro de Artes e Ofícios recebeu um debate sobre Maus Tratos na Juventude, integrado na reunião do Fórum Municipal da Juventude.

Segue-se uma caminhada pela prevenção contra os maus tratos, no dia 18, segunda-feira, que partirá do Pavilhão Municipal, às 18h30. «Os participantes são convidados a levar uma camisola azul para reforçar a mensagem da importância da prevenção antes da necessidade de intervir junto das crianças e jovens», apelou a Câmara de São Brás de Alportel.

Além destas duas ações, há um trabalho contínuo, desenvolvido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de São Brás de Alportel, «no sentido de garantir que todas as crianças tenham um ambiente familiar saudável, procurando zelar pela promoção dos seus direitos e proporcionando soluções adequadas à situação específica de cada caso».

O Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, que se assinala em Abril, inspira-se numa história com mais de 25 anos.

«O gesto de uma avó nos Estados Unidos da América, ao colocar uma fita azul na antena do seu carro para suscitar a curiosidade de quem por ela passava, foi o ponto de partida para alertar consciências para a urgência da promoção e proteção dos direitos das crianças. A história que contava a quem a questionava era a dos seus netos… ambos vítimas de maus tratos! A fita era azul porque lhe lembrava as nódoas negras que preenchiam os seus pequeninos corpos. Este pequeno gesto ganhou uma enorme dimensão ao dar origem ao laço azul que hoje representa esta luta em prol dos mais pequenos, com o objetivo de detetar e prevenir antecipadamente situações de maus tratos», conta a Câmara de São Brás de Alportel.

Comentários

pub