Rebocador vindo de Sines ajuda navio “Seabourn Quest” a entrar no porto de Portimão

Um rebocador vindo de Sines, da empresa multinacional Svitzer Portugal, regressa amanhã ao serviço do porto de Portimão, para prestar […]

Seabourn questUm rebocador vindo de Sines, da empresa multinacional Svitzer Portugal, regressa amanhã ao serviço do porto de Portimão, para prestar assistência às manobras de atracação e largada do navio de cruzeiros «Seabourn Quest», cuja chegada está prevista para as 8h00 e a largada para as 17h00.

A ação do rebocador de maior porte é necessária sempre que os navios estão acima dos limites para a utilização do pequeno rebocador que está estacionado e que normalmente presta serviço no porto portimonense.

No caso do «Seabourn Quest», que tem 198 metros de comprimento, a sua operação já exige a intervenção de um rebocador maior, que tem de vir de Sines, que é o porto mais próximo de Portimão e que, aliás, integra a mesma estrutura de autoridade portuária.

Os serviços do rebocador voltam a ser necessários já em Maio, no dia 11, quando escalar o porto de cruzeiros algarvios o navio «Thomson Spirit», com 214,66 metros de comprimento.

O serviço da Svitzer está contratualizado com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve por um período de dois anos, desde 2014, com opção de prolongamento do contrato por mais um, e assume-se como «potencial dinamizador do tráfego marítimo-portuário do Algarve, pretendendo contribuir para que cada vez mais navios escalem o porto de Portimão, trazendo maior riqueza e competitividade à região, beneficiando igualmente os promotores turísticos de todo o mundo», salienta a empresa.

O porto de Portimão tem registado um crescimento sustentado no que respeita ao número de navios de cruzeiros que o têm utilizado como escala e que se traduziu, em 2015, num movimento total de 47 navios e um total de 14.786 passageiros que visitaram a cidade.

Para 2016, as perspetivas mantêm-se positivas, uma vez que estão previstas 53 escalas de navios de cruzeiros, prevendo-se um aumento substancial no número de passageiros em turismo pela região.

Comentários

pub