Provas em Odemira e Estremoz tornam Alentejo na capital nacional do turismo

As provas de ciclismo dos calendários nacionais que se disputam no próximo fim de semana vão realizar-se no Alentejo. Assim, […]

Trofeu Jose PoeiraAs provas de ciclismo dos calendários nacionais que se disputam no próximo fim de semana vão realizar-se no Alentejo. Assim, no sábado e domingo, o concelho de Odemira recebe o Troféu José Poeira, conjunto de duas corridas pontuáveis para a Taça de Portugal de Juniores. Estremoz é o palco escolhido para o arranque, no domingo, da Taça Cyclin’Portugal de Maratonas BTT.

A segunda etapa da Taça de Portugal de Juniores corre-se no sábado, num traçado de 101,3 quilómetros, entre Amoreiras Gare e Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira. O início está marcado para as 14h00, estimando-se que a chegada aconteça às 16h30.

No dia seguinte, o pelotão júnior disputa a terceira prova da Taça de Portugal. Vai enfrentar uma viagem de 129 quilómetros, que começa em Vila Nova de Milfontes, às 11h00, e termina em Odemira, pouco depois das 14h15.

Esta prova tem a curiosidade de, ao contrário do que é habitual em Odemira, acabar a subir. Os ciclistas vão trepar pela zona histórica para encontrarem a meta na área desportiva.

A primeira das cinco provas da Taça Cyclin’Portugal de Maratonas BTT (XCM) corre-se, no próximo domingo, em Estremoz. A partida está marcada para as 9h30.

Há quatro percursos disponíveis, mas as provas de elite distribuem-se por dois percursos: a masculina percorre 97 quilómetros, com um acumulado de 2700 metros, enquanto a feminina se fica pelos 82 quilómetros, com um desnível de 2200 metros.

O Passeio Comemorativo do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios realiza-se no sábado, entre Oeiras e Lisboa. O início acontece na Faculdade de Motricidade Humana, às 15h00, levando os participantes por um itinerário que visita o património desportivo lisboeta: Estádio Nacional, Sport Algés e Dafundo, Associação Naval de Lisboa, Casa Pia, Clube Naval de Lisboa e Ateneu Comercial de Lisboa. O final, no Cais das Colunas, está previsto para as 18h00. A jornada encerra com um piquenique, pelo que os participantes são aconselhados a levar farnel.

 

Mais eventos oficiais:

16 de abril, 14h30: Encontro Regional de Escolas e XCO, Nariz, Aveiro
17 de abril, 8h30: Passeio BTT “Bragança Saudável”
17 de abril, 8h30: BTT Challenge Terras de Cavaleiros, Macedo de Cavaleiros
17 de abril, 9h00: Viajando pelos Nossos Caminhos, Valtorno, Vila Flor
17 de abril, 9h00: VI Passeio de Cicloturismo da APEE da EB 2:3 D. Afonso Henriques, Guimarães
17 de abril, 9h00: 9.ª Maratona BTT de Arganil
17 de abril, 9h00: Passeio de Cicloturismo “Os Cansados”, Montalvo, Constância
17 de abril, 9h00: 1.ª Maratona BTT Cidade de Sines
17 de abril, 9h00: Passeio Solidário da Associação Existir, Vilamoura
17 de abril, 9h30: VI Maratona BTT dos Bombeiros Voluntários de Almeirim
17 de abril, 9h30: Encontro Regional de Escolas de Manique do Intendente, Azambuja
17 de abril, 10h00: Tala Ilha Azul XCO, Faial, Açores
17 de abril, 11h30: 3.ª Prova da Taça Regional de DHI, Ponta do Pargo, Madeira

Comentários

pub
pub