Protesto contra portagens quase cortou trânsito na EN125 em Boliqueime

O corte da EN125, no cruzamento da Fonte de Boliqueime, pelas cerca de quatro dezenas de participantes num protesto contra […]

manif portagens 3O corte da EN125, no cruzamento da Fonte de Boliqueime, pelas cerca de quatro dezenas de participantes num protesto contra as portagens na Via do Infante, foi impedido pela GNR.

A manifestação pacífica, convocada pela Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI), viveu alguns momentos de tensão, quando os participantes quiseram cortar a estrada, mas os elementos do Destacamento de Intervenção da GNR acabaram por dissuadir os manifestantes.

João Vasconcelos, deputado algarvio do Bloco de Esquerda e um dos grandes ativistas na luta contra as portagens, era um dos participantes no protesto, que decorreu junto às obras que estão a ser feitas, desde há vários meses, para criação de uma rotunda na Fonte de Boliqueime, na EN125.

manif portagens 4O parlamentar recordou que, na próxima sexta-feira, dia 6 de Maio, vão ser discutidos na AR um projeto de lei do BE e uma resolução do PCP, que defendem a abolição das portagens na Via do Infante, pondo assim «ponto final à tragédia que assola esta região há mais de quatro anos».

«É um verdadeiro inferno circular na 125! Chegou a altura deste governo acabar com as malditas portagens! Foi uma bonita e forte jornada de luta nas vésperas de um 1º de Maio de luta!», disse o deputado bloquista.

Entretanto, os manifestantes, empunhando cartazes onde se podia ler «A cada hora mais um acidente na 125 – Você pode ser o próximo», «EN125=Estrada da morte», «4 anos a destruir o Algarve» ou «Suspensão das portagens já», sublinharam a sua preocupação por aquilo que consideram ser a falta de clarificação por parte do primeiro-ministro António Costa e do seu Governo.

Mas alguma coisa parece estar já a mexer. No passado dia 26 de Abril, o ministro das Infraestruturas Pedro Marques garantiu, na Assembleia da República, que o Governo quer avançar com a redução do valor das portagens nas ex-SCUT do interior e naquelas que não têm qualquer alternativa viável, como é o caso da Via do Infante, já no próximo Verão.

Apesar das boas notícias, falta saber qual o montante do desconto que será praticado. Mas, segundo confirmou o Expresso, haverá sempre uma parte de despesa que será assegurada pelo Orçamento do Estado.

As portagens foram introduzidas na Via do Infante no dia 8 de Dezembro de 2011, contribuindo para aumentar o tráfego automóvel na já congestionada EN125, onde as prometidas obras tardaram a arrancar, foram amputadas de grande parte das intervenções previstas de início e têm avançado aos solavancos.

manif anti portagensDesde que as obras na EN125 recomeçaram, depois de suspensas para reavaliação pelo Governo de Passos Coelho, há extensos troços da estrada onde só se circula, de forma alternada, por uma via, causando engarrafamentos e longas filas de espera. Nas últimas semanas, as maiores dificuldades têm estado concentradas nas zonas de Almancil e de Boliqueime.

Entretanto, como o Sul Informação revelou em primeira mão esta semana, as variantes do Troto e de Faro à EN125 devem estar concluídas dentro «de duas ou três semanas», embora a data oficial para a entrega da obra seja o mês de Junho.

Já as demais obras na área de intervenção da concessionária, que, após a renegociação do contrato com o Estado apenas ficou responsável por requalificar a EN125 entre Faro e Vila do Bispo, deverão estar concluídas «até ao final do ano».

No que toca às obras na restante extensão da EN125, entre Faro e Vila Real de Santo António, não há ainda data prevista para o seu avanço.

 

Nota: foto de Jorge Magalhães e Michael Ferrada

 

Comentários

pub