Promoção da cidadania pela Associação In Loco vale prémio europeu

A Associação In Loco foi premiada com uma menção honrosa atribuída pelo European Civic Forum pelo «seu envolvimento e compromisso […]

_PAP1996A Associação In Loco foi premiada com uma menção honrosa atribuída pelo European Civic Forum pelo «seu envolvimento e compromisso com o espaço cívico». Esta distinção aconteceu no âmbito do concurso anual organizado por este Fórum, que visa premiar a ONG europeia do ano, que mais se destaca na promoção da cidadania e da democracia  participativa.

O prémio foi entregue no passado dia 12 de abril, no decorrer da Conferência Internacional Portugal Participa, que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Segundo a In Loco, «este reconhecimento internacional está alicerçado no trabalho que a In Loco tem desenvolvido em prol da promoção de processos de democracia participativa, apoiando múltiplos municípios portugueses na adoção de Orçamentos Participativos, assegurando por esta via a disseminação de valores europeus como a democracia, a liberdade, a igualdade, o respeito pelas minorias, o pluralismo, a solidariedade, a igualdade entre homens e mulheres e o respeito pela dignidade humana, entre outros».

A associação explica ainda que «este trabalho tem entretanto sido alargado a outras latitudes, como é o caso de Moçambique e de Cabo Verde, onde a In Loco também tem apoiado a emergência de processos de democracia participativa».

A In Loco foi a única instituição portuguesa a integrar os finalistas dos European Democratic Citizenship Awards, nas quatro categorias previstas na edição de 2015.

A decisão foi tomada por um júri internacional, nomeado pelo promotor dos prémios, incluindo os votos dos cidadãos (50 por cento da “nota” de cada candidato).

Comentários

pub