Projeto sobre cancro “Um dia pela vida” lançado na Universidade do Algarve

 “Um dia pela vida – UAlg” é o título do projeto que vai ser lançado, amanhã, dia 20 de abril, […]

Programa_UmDiaPelaVida “Um dia pela vida – UAlg” é o título do projeto que vai ser lançado, amanhã, dia 20 de abril, às 9h30, no anfiteatro Teresa Júdice Gamito (edifício 1), no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve.

Esta iniciativa tem como principais objetivos informar e educar a comunidade sobre a prevenção do cancro e angariar fundos para apoiar o doente oncológico, promover a investigação em oncologia, os programas de prevenção e os rastreios da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A sessão de abertura vai contar com a presença de Ana de Freitas, vice-reitora da UAlg, Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, João Moura Reis, presidente da Administração Regional da Saúde, Dulce Estevão, coordenadora do Grupo de Voluntariado UAlg V+, Filipa Mendes, da Liga Portuguesa Contra o Cancro e ainda os “padrinhos do projeto”.

Às 10h30, Filipa Martins (LPCC) fará a apresentação do projeto, seguindo-se uma palestra sobre “Os caminhos da investigação oncológica na UAlg”, por Pedro Castelo-Branco, docente no Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina e investigador no Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve.

Pedro Castelo-Branco, juntamente com Ana Teresa Maia, foram os vencedores da primeira edição dos Prémios de Investigação Maratona da Saúde, lançados pela Associação Maratona da Saúde, em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tendo sido premiados com 50 mil euros pelas suas investigações na área do cancro.

Este projeto desenvolve-se no âmbito do programa internacional da American Cancer Society, “Relay For Life” e é organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul, em parceria com a Universidade do Algarve.

Comentários

pub