Parque Natural da Ria Formosa mostra as suas riquezas em novo Dia Aberto

As riquezas e belezas naturais abundam, no Parque Natural da Ria Formosa, mas não são a única coisa que esta zona […]

birdwatching_creditos Helio RamosAs riquezas e belezas naturais abundam, no Parque Natural da Ria Formosa, mas não são a única coisa que esta zona lagunar tem para oferecer.

Para o demonstrar, a zona protegida algarvia vai promover um Dia Aberto, a 7 de Maio, um sábado, que contará com um programa de animação onde os desportos de aventura, os passeios e a ciência vão andar de mãos dadas.

As muitas atividades previstas para este dia, em que se assinalará o aniversário do PNRF, decorrerão simultaneamente em Faro, Olhão e Tavira. No Centro de Educação Ambiental de Marim, em Olhão, o programa inclui uma feira de produtos locais, exposições, visitas guiadas, arborismo, jogos tradicionais e desportos na natureza. Também serão promovidas atividades de observação de aves.

Os passeios de barco e de kayak na Ria Formosa e a experimentação de Stand up paddle realizam-se em Faro e Olhão, estando previsto em Tavira um percurso pedestre de interpretação das salinas.

«O objetivo deste Dia Aberto é sensibilizar a população para o valioso património do Parque Natural da Ria Formosa e revelar um leque de atividades de recreio e lazer que se podem desenvolver em harmonia com a Natureza», segundo o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

Todas as atividades são gratuitas, sendo oferecidas pelas várias entidades presentes e que se quiseram associar ao evento. «Empresas de turismo de natureza, associações locais, escuteiros e entidades públicas, todos mostram o que fazem em prol da conservação da natureza e do seu usufruto sustentável», ilustrou o ICNF.

Algumas das iniciativas obrigam, ainda assim, a inscrição prévia e têm um número de participantes limitado (ver quais no programa). Para informações e inscrições, os interessados devem contactar o 289 700 210 ou enviar email para [email protected].

Comentários

pub