Palestras sobre «o Mundo Antigo visto por Aqueles que o Amam» começam em Milreu

A primeira sessão do ciclo de palestras «Amatores in Situ – o Mundo Antigo visto por Aqueles que o Amam» […]

palestrasA primeira sessão do ciclo de palestras «Amatores in Situ – o Mundo Antigo visto por Aqueles que o Amam» está marcada para quinta-feira, dia 7 de Abril, às 18h00, nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi (Faro).

O ciclo de seis palestras, a decorrer nos meses de Abril, Maio e Junho, pretende dar a conhecer o Mundo Antigo, através da Literatura, Arte, Filosofia e Arqueologia, bem como a sua contribuição para a época em que vivemos.

Esta primeira palestra terá como tema «A Identidade Feminina na Antiguidade sob o olhar de Medeia», sendo proferida por Alexandra Alves de Sousa, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O mito de Medeia é o relato da feiticeira, filha do rei Aetes de Cólquida, e suas relações amorosas atribuladas, que constituem ponto de reflexão sobre a identidade feminina.

Este ciclo de palestras, que terão sempre lugar nas Ruínas Romanas de Milreu, continua no dia 20 de Abril, com «Fábulas de Fedro e contos de animais da tradição oral portuguesa», por Alexandra da Brito Mariano, seguindo-se «A arte figurativa no Algarve romano», por João Pedro Bernardes (28 de Abril), «Mulheres em casa, mulheres fora de casa. Novas formas de protagonismo feminino no mundo antigo», por Paula Barata Dias (5 de Maio), «Literatura Latina – as nossas escolas», por Joana Simas e Luca Trommacco (25 de Maio) e finalmente «Figuras femininas da Antiguidade na Literatura Portuguesa», por Adriana Freire Nogueira.

O ciclo é uma iniciativa da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, coordenada pela professora Adriana Freire Nogueira, e integra-se no DiVaM, o programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve.

Comentários

pub