Orçamento Participativo de Silves de 2017 “arranca” a 11 de Maio

  A 1.ª fase do Orçamento Participativo (OP) do Município de Silves decorre de 11 a 19 de maio, através da […]

 

cartaz Orçamento participativo 2017_SilvesA 1.ª fase do Orçamento Participativo (OP) do Município de Silves decorre de 11 a 19 de maio, através da dinamização de sessões públicas em todas as freguesias do concelho.

A Câmara de Silves explica que, «nestas sessões, os munícipes poderão pronunciar-se sobre os investimentos que considerem prioritários para a freguesia e/ou concelho, cabendo ao Executivo fazer a avaliação final das propostas, com base em critérios técnicos, financeiros e estratégicos e integrá-las nos documentos de gestão que estiverem ao alcance das suas possibilidades».

De acordo com a Presidente da Câmara, Rosa Palma, «todo o envolvimento e processo de consulta, visa contribuir para o melhor funcionamento da autarquia e eficiente aproveitamento/aplicação dos recursos, definindo e respeitando prioridades, com o desígnio último de melhorar os níveis de bem-estar das populações e o desenvolvimento do território do concelho de Silves».

Podem participar nestas sessões todos aqueles que vivam ou trabalhem no concelho.

A autarquia silvense realça que «quem não puder estar presente nas sessões poderá, igualmente, participar neste processo através do preenchimento de um inquérito que permitirá recolher a opinião sobre a área de intervenção municipal e sobre os investimentos que sejam considerados prioritários no território, para além da avaliação do trabalho da Câmara Municipal nas respetivas áreas de intervenção».

Os inquéritos estarão disponíveis, de 1 a 31 de julho, nas Juntas ou Uniões de Freguesia, serviços de atendimento da Câmara Municipal e portal da Câmara Municipal de Silves, devendo ser entregues, em papel ou via eletrónica, até ao dia 31 de julho.

A Presidente da Câmara faz um apelo «à participação ativa, crítica e consciente dos cidadãos, numa relação de interajuda e complementaridade, que permitirá a cada um, integrar as suas preocupações pessoais com o bem coletivo, compreender melhor a complexidade dos problemas e participar na procura das melhores soluções, tendo em conta os recursos disponíveis».

O Município «assume o compromisso de informar os cidadãos sobre os resultados das reuniões públicas e das propostas incluídas no orçamento, bem como o seu desenvolvimento através de uma nova ronda de reuniões com a população durante o mês de setembro (em datas a divulgar oportunamente)».

Informação detalhada poderá ser recolhida no portal da CMS ou no seu canal do ISSUU.

Todas as sessões têm início às 21h00 e são realizadas de acordo com a seguinte calendário:

11 de Maio freguesia de S. Bartolomeu de Messines – local: Junta de Freguesia

12 de Maio freguesia de Silves – local: Junta de Freguesia

16 de Maio freguesia de S. Marcos da Serra – local: Junta de Freguesia

17 de Maio união de freguesias de Algoz – Tunes –  local: Junta de Freguesia de Algoz

18 de Maio união de freguesias de Alcantarilha – Pêra –  local: Junta de Freguesia de Alcantarilha

19 de Maio freguesia de Armação de Pêra – local: Sede do CF Os Armacenenses

 

 

 

Comentários

pub