Odiana lançou projeto para estimular setor agroalimentar do Baixo Guadiana

A Odiana vai promover a gastron0mia e estimular o tecido produtivo do setor agroalimentar, na zona do Baixo Guadiana.  O […]

Choose our Food OdianaA Odiana vai promover a gastron0mia e estimular o tecido produtivo do setor agroalimentar, na zona do Baixo Guadiana.  O SIAC – Sistema de Apoio a Ações Coletivas aprovou, recentemente, a candidatura que a associação fez do projeto «Choose your Food», cujos principais objetivos são «maximizar os produtos agroalimentares regionais e reforçar a cooperação empresarial no território».

A ideia é aliar o «leque de recursos endógenos invejável e que encerra por si só primazia, qualidade e uma riqueza inigualável» do Baixo Guadiana, a «saberes e sabores, a inovação, a pesquisa e a investigação», de modo a «elevar os produtos do território e reforçar as atividades económicas locais».

«Trata-se de um projeto que pretende maximizar o potencial dos recursos naturais e produtos regionais do Baixo Guadiana através do reforço da cooperação empresarial entre os setores Agroalimentar e turístico, bem como instigar a competitividade», acrescentou a Odiana. O projeto já arrancou e vai durar até Janeiro de 2018.

«A gastronomia do Baixo Guadiana é mais uma riqueza que há que rentabilizar ao máximo, mantendo a qualidade e o bom serviço, estamos na verdade perante uma mais-valia de grande importância turística, nomeadamente para o povo espanhol», considerou o presidente da associação Francisco Amaral, edil de Castro Marim.

Entre as atividades previstas no projeto contam-se: «um Estudo sobre o Setor Agroalimentar e ações de Cooperação (realização de um Guia Técnico de Apoio ao Produtor); Estratégia de Marketing (que compreende um stand promocional, um roteiro com livro de Receitas e a participação em certames agroalimentares); e Atividades e Materiais de divulgação e disseminação (workshops/ateliers gastronómicos, fam/press trips e certame gastronómico de promoção dos produtos regionais)».

Comentários

pub
pub