Obras no acesso à Praia de Faro não estão paradas, apenas à espera de material

As obras estão sinalizadas, há um grande buraco na estrada obrigando a que a circulação entre a curva junto ao […]

Obras no acesso à Praia de Faro_1As obras estão sinalizadas, há um grande buraco na estrada obrigando a que a circulação entre a curva junto ao Aeroporto e a ponte de acesso à Praia de Faro se faça de forma alternada, mas não há homens, nem máquinas a trabalhar. No entanto, garante o responsável pela Sociedade Polis Ria Formosa, que promove a empreitada, «os trabalhos não estão suspensos, nem parados».

Este aparente impasse nas obras no único acesso rodoviário à mais procurada zona balnear do concelho  de Faro foi denunciado hoje pelo presidente da Junta de Freguesia de Montenegro Steven Sousa Piedade.

No entanto, Sebastião Teixeira, responsável pela Polis Ria Formosa, garantiu ao Sul Informação que não há razão para alarme. «O que se passa é que vão ser colocadas nesse local umas condutas, destinadas a fazer circular maior caudal de água para a Praia de Faro. Ora, essas manilhas são pré-fabricadas e só estão à espera de ser transportadas para a obra», esclareceu.

«Tudo está a decorrer dentro dos prazos e ainda esta semana haverá lá, de novo, muita gente a trabalhar», garantiu Sebastião Teixeira.

De facto, esta segunda-feira, como o Sul Informação verificou no terreno, não havia homens a trabalhar no acesso à Praia de Faro, situação que já se repetirá há alguns dias, segundo o presidente da Junta de Freguesia de Montenegro.

Ao lado, a construção do novo parque de estacionamento exterior à Praia de Faro, junto ao Aeroporto, uma empreitada também lançada pela Polis, mas distinta da do acesso, parece estar a avançar com normalidade.

Steven Sousa Piedade veio a público manifestar a sua preocupação com as consequências da aparente paragem da intervenção. «Esta suspensão irá provocar o atraso da conclusão da obra, criando sérias dificuldades à circulação automóvel, bem como à deslocação de pessoas e bens, durante a época crítica do  Verão», considerou o autarca.

Obras no acesso à Praia de Faro_2Quem também não se mostra feliz com o não avanço das obras é o presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau. O edil farense diz já ter falado com o presidente da Sociedade Polis Ria Formosa da Polis Ria Formosa Sebastião Teixeira, que lhe terá garantido que «da parte da Sociedade, não foi dada qualquer instrução no sentido de suspender a obra» e que, «tanto quanto a Polis tem conhecimento, a obra não está parada».

Garantias que não deixam Rogério Bacalhau muito descansado. «Manifestei a minha preocupação, tendo em conta que a época balnear está a aproximar-se. Na semana passada, mandei um ofício à Polis a solicitar que houvesse um esforço para acabar primeiro as obras na estrada de acesso à Praia e, só depois, se avançasse para o passadiço [pedonal e ciclável]», disse, em declarações ao Sul Informação.

Tendo em conta que a Praia de Faro é procurada por muitos residentes e turistas durante o Verão ( e não só), tanto Rogério Bacalhau como Steven Piedade recusam situações que limitem o acesso a esta zona balnear.

«A esmagadora maioria das atividades económicas que se desenvolvem na Praia de Faro, especialmente durante o Verão, serão seriamente afetadas, pois dependem muito do transporte de bens», defendeu Steven Sousa Piedade, salientando que os constrangimentos no trânsito, «que já provocam tempos de espera longos nesta altura do ano, irão agravar-se substancialmente, dando origem a um verdadeiro caos naquela zona nos próximos meses».

A obra em curso tem uma duração prevista de sete meses e deverá estar concluída em Julho, se tudo correr bem. Além da requalificação da estrada de acesso, está prevista a colocação «de dois pontões», com passagens  hidráulicas que permitam a circulação da água da Ria, bem como a instalação de um passadiço em madeira pedonal e ciclável, paralelo ao acesso já existente.

É a colocação dos pontões que está a obrigar a que a circulação se faça de forma alternada, num troço do acesso. «Estes pontões vêm em módulos, que serão colocados nos buracos, como aquele que já foi feito. Abriram este primeiro e depois vão abrir um segundo», explicou Rogério Bacalhau.

O edil farense revelou que «foi feito um pedido para fazer o corte total da estrada», para proceder a esta intervenção, que não foi aceite pela Câmara de Faro.

Sebastião Teixeira, da Sociedade Polis Ria Formosa, tranquiliza os autarcas: «a obra está a decorrer dentro dos prazos e estará pronta antes do princípio da época balnear».

 

Veja as fotos das obras:

(Fotos: Hugo Rodrigues/Sul Informação)

Comentários

pub