Luís Quintais vence Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa

O poeta Luís Quintais, pela sua obra «O Vidro», foi galardoado com a V edição do Prémio Nacional de Poesia […]

prémio poesia ramos_rosaO poeta Luís Quintais, pela sua obra «O Vidro», foi galardoado com a V edição do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, acaba de anunciar a Câmara Municipal de Faro.

O júri do Prémio, constituído por António Carlos Cortez, poeta e crítico literário, Gastão Cruz, poeta, ensaísta e crítico literário, e Pedro Ferré, vice-reitor da Universidade do Algarve e docente na FCHS-UAlg, considerou que, «pelo extremo rigor da sua escrita, é “O Vidro” um volume e poemas que merece, sem dúvida, ser distinguido com o prémio de poesia António Ramos Rosa, uma das vozes que Quintais não cessa de homenagear ao produzir uma obra viva, densa e que resiste à deflação do poder imaginativo na nossa época de funcionários cansados».

Para o júri, Luís Quintais construiu, desde 1995, «um dos mais sólidos percursos da poesia portuguesa recente, propondo-nos uma linguagem de poesia como vestígio de uma voz que analisa, desmonta e interpreta o mistério de um mundo outro que, frequentemente, é um universo obscuro, caótico, armadilhado… a obra de Quintais furta-se a qualquer entendimento fácil, não é nem descritiva, nem hermeticamente lírica, antes nos propondo uma leitura transfigurada do mundo de que parte e a que sempre regressa».

O Prémio, no valor de 5000 euros, é promovido pela Câmara Municipal de Faro e tem o alto patrocínio da Fundação Millennium BCP e o apoio de Delta Cafés, ANA – Aeroportos de Portugal, Turismo de Portugal, Hotel Faro, Tertúlia Algarvia e Jornal de Letras, Artes e Ideias.

Será entregue no próximo dia 23 de Abril, pelas 17h00, em sessão pública a realizar na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa.

Luís Quintais junta-se assim a Fernando Echeverria, Fernando Guimarães, Nuno Júdice e João Rui de Sousa, vencedores das anteriores quatro edições deste Prémio.

Comentários

pub