ISMAT Projeta abre as portas à comunidade com três dias de atividades em Portimão

Abrir as portas a toda comunidade, oferecendo debates, workshops artísticos, laboratórios de profissões e mesmo uma corrida fotográfica, é o […]

Abrir as portas a toda comunidade, oferecendo debates, workshops artísticos, laboratórios de profissões e mesmo uma corrida fotográfica, é o objetivo principal do ISMAT Projeta, uma iniciativa do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, que decorre de 7 a 9 de Abril.

Rui Loureiro, diretor do ISMAT, explica que a ideia desta iniciativa «é promover o encontro entre a universidade e o mundo circundante» e, também, «conhecer e divulgar a realidade da região Algarve, sobretudo nos seus aspectos culturais e educativos».

No primeiro dia, 7 de Abril, destacam-se o debate «Jornalismo no Algarve», em que participam representantes de vários órgãos de informação algarvios, um workshop de escultura em cera e uma sessão de esclarecimento sobre estágios profissionais, além de duas ações de formação ministradas pelos Bombeiros de Portimão, sobre situações de emergência, que terão lugar no Instituto, entre as 15h00 e as 17h00.

Na sexta-feira, 8 de Abril, o Centro Ciência Viva de Lagos fará uma demonstração sobre como construir objetos tridimensionais com canetas 3D e brinquedos científicos com materiais simples do dia-a-dia, entre as 14h00 e as 17h00. Seguem-se os workshops de impressão em 3D, artes circenses, teatro, serigrafia e também uma palestra sobre Educação Sexual.

Neste segundo dia do ISMAT Projeta, que culmina com uma festa organizada pela Associação Contramaré, terá ainda lugar o debate «Arte e Cultura no Algarve: Que Desafios?», em que vão participar várias associações culturais algarvias.

Um Laboratório de Profissões, em que ex-alunos de vários cursos do ISMAT vão explicar aspetos da sua vida profissional, decorrerá nos dias 7 e 8 de Abril, às 14h30.

desenhoNo último dia, 9 de Abril, o ISMAT sai às ruas da cidade com um workshop de Diário Gráfico, que, durante todo o dia, levará um conjunto de pessoas a desenhar Portimão, orientadas pelos ilustradores Filipe Almeida, Luís Frasco, Hélio Boto e Pedro Loureiro.

Este workshop tem inscrição gratuita, mas obrigatória, pois há apenas 20 vagas para a manhã e 20 vagas para a tarde. As inscrições são registadas por ordem de chegada e devem ser feitas através do [email protected], até dia 7.

No sábado, haverá ainda uma demonstração de Crossfit, que terá lugar na Marina de Portimão, às 10h00, uma arruada da Tuna do ISMAT, a partir das 11h00, e um peddy paper fotográfico, de manhã e à tarde, cujo tema é «Desporto, um património comum», tema dos Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Estes três dias abertos à comunidade, terminam no sábado à noite, com uma festa no espaço Seven, na Praia da Rocha, organizada pela Rádio Alvorfm e pelo ISMAT.

Comentários

pub