Helicóptero evacua passageira alemã de navio de cruzeiros ao largo de Faro

Um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP) fez, ao final da manhã de hoje, a evacuação médica de uma […]

Helicoptero FAPUm helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP) fez, ao final da manhã de hoje, a evacuação médica de uma passageira, de 44 anos e de nacionalidade alemã, que estava a bordo do navio de passageiros «Mein Schiff 3», de bandeira de Malta, a navegar a 37 milhas a sul de Faro.

Segundo a Marinha, a passageira apresentava «sintomas de abdominal agudo com necessidade de operação», pelo que o Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) do INEM avaliou a situação como «urgente e com necessidade de evacuação médica».

Após esta informação, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) pediu a ativação de um meio aéreo para fazer a evacuação.

A evacuação da doente teve lugar pelas 13h45, tendo o helicóptero aterrado no aeroporto de Lisboa, e dali a passageira foi encaminhada pela equipa médica do INEM até ao Hospital de Santa Maria, em situação estável.

A operação foi coordenada pelo MRCC Lisboa, em articulação com o CODU-Mar e a FAP.

O navio largou de Agadir (Marrocos) no dia 29 de abril, tendo como destino o porto de Lisboa, onde atraca amanhã, no dia 1 de maio.

Comentários

pub