Freguesias de Monchique festejam o Maio

Bolo de Tacho, passeios e bailes com música ao vivo: estes são os três ingredientes comuns das festas que as […]

Festa do M em MonchiqueBolo de Tacho, passeios e bailes com música ao vivo: estes são os três ingredientes comuns das festas que as três freguesias do concelho de Monchique promovem no próximo domingo para “desmaiar”, ou seja, assinalar o 1º de Maio.

Assim, no quintal da Junta de Freguesia de Monchique, a partir das 16h00, pode ir provar bolo de tacho ou de Maio, feito por algumas das melhores doceiras particulares da vila.

Sob o signo dos cinco M – Monchique, Maio, Milho, Mel e Medronho – esta festa do M terá animação musical, para um pezinho de dança, com Nuno Duarte.

No Alferce, haverá a Festa do Bolo de Tacho, que começa logo pelas 9h00, à entrada da aldeia, com o encontro para o passeio pedestre até ao Castelo de Alferce, um percurso de 4,5 quilómetros, ao longo do qual haverá “reabastecimento”. Para mais informação, contactar com os telefones 282912126 ou 962149142 ou o email [email protected].

Às 11h00, abre a Mostra e Feira de Artesanato e Produtos Locais, que inclui tasquinhas e porco no espeto. Às 15h30, o duo Nuno & Fernando Mário dá música para o baile (e repete às 19h30).

Mas a animação inclui ainda, às 17h30, cante alentejano com «As Andorinhas do Rosário» e o Grupo Coral Os Amigos do Rosário. Uma hora mais tarde, chega o folclore algarvio, com o Rancho Folclórico do Algoz.

Na freguesia de Marmelete, o Dia de Maio é comemorado junto à Casa do Povo, com a concentração às 8h30 para os passeios a pé ou de BTT, que hão-de partir um pouco depois.

Às 13h00, para retemperar as forças, haverá um almoço convívio e às 15h30 começa a partilha e prova do Bolo de Tacho…claro que acompanhado por medronho e melosa, tudo isto ao som da música de baile de Humberto Silva.

As inscrições para os passeios devem ser feitas até 28 de Abril, pelos telefones 282955121 ou 964548616.

Todos estes festejos do Dia de Maio são promovidos pelas respetivas Juntas de Freguesia, sempre com o apoio da Câmara Municipal de Monchique.

 

Comentários

pub