Fotogaleria: Festival de Caminhadas trouxe mais gente do que nunca e pôs o Ameixial a mexer

O Festival de Caminhadas do Ameixial voltou a bater recordes, em termos de participantes, e trouxe muita animação ao Ameixial, […]

O Festival de Caminhadas do Ameixial voltou a bater recordes, em termos de participantes, e trouxe muita animação ao Ameixial, bem no interior do concelho de Loulé. Os passeios pedestres, com diferentes temáticas, foram o prato principal do programa, mas também houve forte adesão às muitas outras atividades sugeridas pela organização.

Na noite de sábado, foram muitos os visitantes, mas também alguns habitantes locais, que se juntaram ao churrasco comunitário e ao baile que se seguiu. Enquanto a comida ainda estava a ser feita, a artista Sara Navarro também “cozinhou”, mas peças em barro feitas num workshop de cerâmica e cozidas numa fogueira, recriando uma técnica milenar.

Ao todo, inscreveram-se mais de 400 pessoas no Walking Festival Ameixial (WFA), mas terão aparecido muitas mais, nomeadamente algarvios, que quiseram participar em algumas atividades. Embora parte das caminhadas obrigassem a inscrição prévia, a muita oferta permitiu que ninguém ficasse para trás e pudesse conhecer as belezas, naturais e patrimoniais, desta zona da Serra do Caldeirão.

O património cultural, nomeadamente a Escrita do Sudoeste, para além de ser tema de caminhadas, também inspirou uma segunda intervenção artística de Sara Navarro, a iniciativa «Paisagem e Memória», em que símbolos da Escrita do Sudoeste foram pintados em casas e ruínas do Ameixial. E nem um enxame de abelhas impediu a artista de transformar o espaço público desta aldeia.

Veja as fotos do WFA 2016:

(Fotos: Hugo Rodrigues/Sul Informação)

 

Comentários

pub