FCCN celebra 30 anos durante jornadas anuais a decorrer na Universidade do Algarve

A unidade de Computação Científica Nacional (FCCN) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) está a promover, até […]

conferenciaA unidade de Computação Científica Nacional (FCCN) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) está a promover, até amanhã, dia 8, a 7ª edição das Jornadas FCCN, que este ano têm lugar no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve.

Esta quinta-feira, às 11h30, as Jornadas contarão com a presença da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Fernanda Rollo vai estar no grande auditório da UAlg, para uma intervenção sobre Ciência Aberta, denominada “Conhecimento para Todos: Roteiro para uma política nacional de Ciência Aberta”.

As Jornadas FCCN têm por destinatárias as comunidades de investigação e de ensino superior nacionais, como a Universidade do Algarve, e como objetivo promover a colaboração entre as instituições destes setores.

Ao longo de três dias, decorrem diversas sessões plenárias e paralelas, reuniões de trabalho e workshops sobre temas como cloud computing, conteúdos multimédia, eLearning, repositórios científicos em acesso aberto, a biblioteca científica online (b-on), o arquivo da web portuguesa, entre outros.

Contando com 17 patrocinadores e o estreito apoio da Universidade do Algarve, as Jornadas FCCN de 2016 marcam os 30 anos de existência da missão FCCN.

Além de permitir materializar a celebração desta data, a iniciativa visa reunir e estreitar ligações com a comunidade de investigação e ensino superior durante três dias, dar a conhecer os mais recentes avanços nas áreas desenvolvidas e potenciar a partilha de know how dentro da comunidade de utilizadores dos serviços digitais avançados.

A missão central da unidade FCCN consiste em disponibilizar meios avançados de comunicações para as comunidades de investigação e de ensino nacionais, gerindo as chamadas infraestruturas científicas portuguesas e contribuindo para a dinamização das tecnologias e serviços da Internet em Portugal

A unidade FCCN, integrada na FCT, gere, desde o início da década de 90, a rede de investigação e ensino nacional, a RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade. Esta rede de alto débito liga hoje à Internet as instituições de Ensino Superior Público, Laboratórios do Estado, Instituições de I&D.

A infraestrutura da FCCN é baseada em fibra óptica própria que começou a ser instalada em 2004 e já liga cerca de 80% das Universidades e Politécnicos nacionais.

A RCTS está integrada na rede GÉANT desde 2002, usufruindo hoje de duas ligações a esta rede, onde correm os protocolos IPv4 e IPv6. A RCTS disponibiliza também aos seus utilizadores, desde 2003, em simultâneo com o protocolo IPv4 o serviço de rede IPv6.

 

Comentários

pub